parnamirim

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Prefeitura retoma obra de construção do Centro Comercial e de Descasque de Camarão do Maruim

 


A Prefeitura de Natal reinicia, na próxima semana, a obra de construção do Centro Comercial e de Descasque de Camarão do Maruim. Nesta quarta-feira (26), uma reunião virtual entre representantes da Seharpe – Secretaria de Habitação e Projetos Estruturantes, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional definiu o cronograma dos serviços. O investimento total na área é de R$ 4,7 milhões. 

 

A obra do Centro Comercial faz parte de uma série de ações realizadas na área, transformando o local, que antes servia como moradias insalubres e pontos comerciais sem adequações sanitárias suficientes para funcionamento, num local de fonte de renda para a população daquela localidade. Além disso, as famílias que residiam na área ganharam moradia digna no Residencial São Pedro, construído em um local próximo, no bairro das Rocas, evitando o deslocamento das famílias para áreas distantes de sua realidade de trabalho e convívio por anos. 

 

As obras do Maruim envolvem ações em vários sentidos. A Prefeitura está agindo na área social, quando entrega moradia digna a todos que viviam em condições sub-humanas, sem saneamento e em um local inadequado. A construção do Centro Comercial complementa a intervenção na área, na medida que garantimos a estas pessoas a possibilidade de manter sua renda com seus negócios tradicionais voltados para a pesca, entre outras atividades”, explica o prefeito Álvaro Dias.

 

O secretário da Seharpe, José Vanildo explica que a retomada da obra se deu graças a um esforço do prefeito Álvaro Dias junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e afirma que investir na área é mais um passo para revitalização de todo o bairro da Ribeira. “Vamos transformar aquele local. As ruas serão alargadas, haverá estacionamentos, o local será apto para a atividade de descasque de camarão e pesca, que carecem de higiene, entre outras coisas. Estamos com isso realizando várias intervenções que, juntas, representam um processo irreversível para reintegrar a Ribeira como um bairro vivo de Natal”, comenta Vanildo.

 

De acordo com o secretário, o local, além dos 34 boxes e do Centro de Descasque de Camarão, receberá obras para a melhoria da mobilidade urbana, reforma da praça do Pôr do Sol, com equipamentos modernos e, todos os que exercem atividades econômicas no local passarão por treinamentos em parceria com o Sebrae/RN inclusive para a gestão de seus negócios. “Vamos ajudar a tirar essas pessoas da informalidade. Queremos que eles se formalizem. Esse é um projeto que vai muito além da simples construção de um Centro Comercial. Esse é um projeto social amplo”, conclui o secretário da Seharpe.