sexta-feira, 15 de julho de 2022

FEMURN promove debate sobre desenvolvimento, com presidentes das entidades municipalistas do Nordeste



Com o objetivo de discutir ações e projetos futuros para o desenvolvimento do Nordeste, foi realizada nesta sexta-feira (15) em Natal/RN, a 6° edição do Nordeste Unido Pelo Desenvolvimento. O evento, promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), reuniu presidentes das nove entidades municipalistas dos estados nordestinos.


Para o presidente da FEMURN e Prefeito de São Tomé, Babá Pereira, este foi um evento de grande importância para a discussão das ações dos municípios do Nordeste. “A cada dois meses os presidentes das Federações do Nordeste se reúnem para discutir pautas comuns aos Estados nordestinos. Este fórum tem o objetivo de fortalecer os municípios e entidades que ajudam no dia a dia aos nossos municípios e a população nordestina”.


O evento realizado no Imirá Plaza Hotel, na Via Costeira, contou com uma palestra do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Na oportunidade, ele abordou as ações realizadas pelo governo Federal na região, principalmente os investimentos em segurança hídrica. Para o ex-ministro, ao ter a garantia do abastecimento de água os Estados do Nordeste terão condições de "atrair indústrias, fortalecer o comércio e fomentar a geração de emprego e renda".

Também palestrante no evento, o Diretor-Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), Marcelo Andrade, destacou a importância do debate. "Uma oportunidade de podermos apresentar as nossas ações em todos os Estados. Aqui os presidentes das Federações podem trazer ao nosso conhecimento as demandas de seus municípios. Isso é muito importante nessa troca de experiência com os presidentes das federações, uma coisa que deve acontecer sempre. Uma coisa saudável e que só tem como objetivo beneficiar a população com os investimentos, com as ações cada vez mais rápidas e mais eficientes".


Já o superintendente do Banco do Nordeste,  José Gomes, destacou os investimentos, fomentos e caminhos viabilizados por meio da instituição financeira.


A programação ainda contou com a participação de Ana Célia Cabral de Farias, Presidente da AMUPE - PE; Zenildo Brandão (Zé Cocá), Presidente da UPB - BA; Hugo Wanderley, Presidente da AMA - AL; Alan Andrelino, Presidente da FAMES - SE; George José, Presidente da FAMUP - PB; Eduardo Tabosa, Conselheiro Fiscal da Confederação Nacional de Municípios - CNM; Eduardo Stranz, Consultor da CNM; Clécio Azevedo, 1° Tesoureiro da FEMURN; Fernando Teixeira, Presidente da AMLAP/RN; Fernando Bezerra, Presidente da AMSO-TR; Fernando Marcondes, Diretor Geral do DNOCS; O deputado federal, Benes Leocádio também prestigiou o Encontro.




A programação contou também com palestras sobre Aprendizagem Criativa Maker, com André Vasconcelos, Rodrigo Thuler e Odair José Costa da Asthor Barden; e virtualização de processos municipais, sendo proferida pelo vice-presidente Executivo da SOGO Tecnologia. Já Victor Marinho do Escritório Monteiro e Monteiro Advogados, abordou o tema: Ações coletivas. Eduardo Stranz, Consultor da CNM, fez uma abordagem sobre a Pauta Municipalista do Nordeste. O evento teve encerramento com a construção da nova Agenda Nordeste.