terça-feira, 14 de maio de 2019

PF apreende novo carregamento de cocaína em meio a carga de mangas no Porto de Natal

Uma carga de cocaína com peso estimado de uma tonelada foi apreendida em meio a um carregamento de mangas no Porto de Natal, na tarde desta segunda-feira (13). A operação só foi confirmada pela assessoria da Polícia Federal durante a noite. 

Essa é a terceira apreensão registrada em 2019, no terminal marítimo. As primeiras ocorreram em fevereiro, quando, em dois dias, 3,3 toneladas do entorpecente foram encontradas junto a frutas que seguiam para a Europa. 

Por causa das apreensões, a única empresa que faz o transporte de cargas de Natal para Roterdã, na Holanda, suspendeu as atividades locais em março, até que o terminal tomasse medidas de segurança. As operações, porém, foram retomadas no início de abril. 

Na ocasião das primeiras apreensões, o delegado federal Agostinho Cascardo, da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF no Rio Grande do Norte, revelou que, pelo DNA da coca, foi possível descobrir que a cocaína que chega ao Rio Grande do Norte para depois ser consumida na Europa é produzida na Colômbia, Peru e Bolívia. Porém, o delegado preferiu não traçar um percurso específico percorrido pela droga antes de chegar a Natal. 

Na semana passada, o Portal Uol publicou uma reportagem especial afirmando que o RN é rota no tráfico internacional de drogas.