domingo, 25 de agosto de 2019

G7 concorda em ajudar países afetados por incêndios na Amazônia 'o mais rápido possível'


A cúpula do G7, reunida no sudoeste da França neste final de semana, concordou em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia "o mais rápido possível". O anúncio foi feiro pelo presidente francês, Emmanuel Macron, anfitrião da cúpula das sete grandes economias mundiais.

O objetivo do G7 é enviar ajuda financeira para os países sul-americanos combaterem o desmatamento e promoverem o reflorestamento.

O presidente francês ressaltou a necessidade de recuperar as áreas afetadas, apesar dos desafios que a questão coloca em termos de soberania nacional, “que é perfeitamente legítima”.

“Respeitando a soberania, nós devemos ter um objetivo de reflorestamento. A importância da Amazônia para esses países e para a comunidade internacional é tão grande em termos de biodiversidade, oxigênio e luta contra as mudanças climáticas, que precisamos proceder o reflorestamento”, explicou Macron.

Os diálogos nesse sentido vão continuar na cúpula que continua reunida nesta segunda-feira. O presidente francês lembrou que a Colômbia fez um pedido de ajuda à comunidade internacional para enfrentar o problema e a França deve disponibilizar “meios técnicos e financeiros”.