quarta-feira, 28 de agosto de 2019

STF anula sentença de Moro na Lava Jato. Ex-juiz determinou alegações finais no mesmo período para delatores e delatados


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (27) anular a sentença do ex-juiz Sergio Moro que condenou, em 2018, o ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine a mais de 11 anos de prisão, na Lava Jato.

Aldemir Bendine foi alvo de delações premiadas e, no entendimento dos ministros, deveria ter sido o último a falar no processo. Mas Sergio Moro, quando conduzia os processos da Lava Jato em primeira instância, determinou que ele e os delatores apresentassem as alegações finais no mesmo período.

Relator da Lava Jato, o ministro Luiz Edson Fachin considerou que o delator não é parte da acusação. Por isso, na avaliação do ministro, não caberia abrir prazo primeiro para delatores e depois para delatados, uma vez que todos são réus.

Ricardo Lewandowski, contudo, divergiu e considerou que os delatados têm o direito a rebater as acusações dos delatores e, por isso, têm que se manifestar por último.

Gilmar Mendes concordou com o voto de Lewandowski: "A abertura de alegações finais do colaborador deve ocorrer em momento anterior aos delatados. 

Cármen Lúcia, em seguida, votou pela anulação da condenação de Bendine por considerar que os delatados têm o direito de falar por último.