parnamirim

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa HOJE

O Ministério da Saúde inicia, hoje (7), a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos e 29 dias. 

A segunda etapa, de 18 a 30 de novembro, terá foco na população com idade entre 20 e 29 anos. 

Além dos dois períodos, a campanha também destaca o dia 19 de outubro como o Dia D, para mobilização nacional. 

Levantamento do governo federal mostra que, até o dia 28 de agosto, 5.404 casos de sarampo foram confirmados em todo o país. Além disso, houve o registro de seis óbitos, sendo quatro deles de pacientes menores de 1 ano. 

São Paulo tem a maior incidência (15,11 a cada 100 mil habitantes), que concentra 97% dos casos e é seguida por Bahia (6,64) e Sergipe (5,86). Aqui n o RN dezenas de casos estão sob investigação e 4 foram confirmados. 

Sobre a doença 
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. 

A prevenção ao sarampo, feita por meio da vacinação, é fundamental, já que não há tratamento para a doença. O tipo da vacina varia conforme a idade da pessoa que irá tomá-la, e a situação epidemiológica da região onde vive, ou seja, é necessário levar em conta a incidência da doença no local. Quando há um surto, por exemplo, a dose aplicada pode ser do tipo dupla viral, que protege contra sarampo e rubéola. 

O governo brasileiro recomenda que pessoas na faixa entre 12 meses e 29 anos de idade recebam duas doses da vacina. Para a população com idade entre 30 a 49 anos, a indicação é de uma dose.