parnamirim

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Marinha encontra barril de óleo boiando na costa do RN

A Marinha do Brasil informou ontem (17) que encontrou, durante inspeções navais na costa do Rio Grande do Norte, um tambor de 200 litros de óleo em Tabatinga, num local a 7,4 Km da costa, ao norte da capital potiguar. O objeto apresentava cor vermelha e estava flutuando na superfície.

Após o recolhimento, a Marinha constatou que o tambor estava fechado, com presença de líquido no interior, e não apresentava vazamento. Uma amostra do líquido será encaminhada para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira.

A ocorrência também será considerada na investigação em andamento que busca saber a procedência do óleo que atinge as praias do Nordeste.

Ainda de acordo com a Marinha, os dados disponíveis até o momento não permitem concluir se esse episódio tem relação com os outros tambores encontrados no litoral de Sergipe ou com o óleo que tem se espalhado nas praias nordestinas.

E falando nas manchas de óleo, o desastre ambiental já atingiu 178 localidades, inclusive praias paradisíacas. 29 animais foram contaminados, e 17 morreram.

Já foram recolhidas mais de 200 toneladas de resíduos de óleo nas praias. E o trabalho continua porque ainda há óleo no mar chegando à costa. Manchas de petróleo voltaram a ser vistas em Pernambuco, próximo à divisa com Alagoas. Durante voo realizado na tarde desta quinta-feira (17). Fuzileiros navais do Rio Grande do Norte foram enviados ao local para ajudar a fazer a limpeza do óleo. Segundo o capitão Cunha, que comanda a equipe, são 104 homens mobilizados.