terça-feira, 17 de março de 2020

STTU e SETURN anunciam medidas de prevenção ao Coronavírus nos transportes



Dentre as medidas, está o reforço à limpeza das Estações de Transferência e a recomendação que as operadoras reforcem as limpezas dos veículos da frota e dos terminais. A STTU também recomenda a higienização dos veículos de táxis, escolares e aplicativos.

Além disso, será feita uma campanha de conscientização do cidadão sobre como agir dentro do transporte público para evitar o contágio, assim como informar à sociedade em geral sobre a doença.


Mesmo com medidas de limpeza, a STTU reforça as informações das autoridades de saúde: evite colocar as mãos no rosto e nas mucosas (olhos, nariz e boca) ao passar em locais com grande circulação de pessoas, como é o caso das Estações de Transferência e veículos de transporte, seja coletivo ou individual.

Outra orientação que os usuários lavem bem as mãos com água e sabão, secando-as com papel toalha, ao chegarem ao destino final da viagem. Também devem higienizar os equipamentos de mídia utilizados no caminho, como telefone celulares. 

Por fim, a Secretaria de Mobilidade recomenda que idosos ou pessoas com baixa imunidade evitem deslocamentos desnecessários e, quando precisarem, evitem utilizar o transporte público. Contudo, se o usuário não possuir outra opção de deslocamentos, recomenda-se que seja realizado nos horários de entrepico, como forma de evitar a lotação existente no horário de pico.