parnamirim

terça-feira, 14 de abril de 2020

Em Sessão virtual, também, Deputados vão apreciar decretos de calamidade de mais 12 cidades


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta a debater hoje novos ofícios de decretação de calamidade pública, por causa do novo Coronavírus, em pelo menos mais 12 municípios do Estado.

Santo Antônio, Lagoa Salgada, Areia Branca, Taboleiro Grande, Pedro Velho, Pureza, Fernando Pedrosa, Mossoró, Cruzeta, Itajá, Assu e Nísia Floresta.

Já a cidade de Mossoró teve a calamidade pública reconhecida pelo Governo Federal. A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu o estado de calamidade pública em Mossoró e de situação de emergência em Tibau, municípios do Oeste Potiguar.
Segundo o governo federal, a medida possibilita aos entes a antecipação de benefícios sociais, liberação de seguros e a prorrogação de pagamentos de empréstimos federais, dentre outras modalidades de apoio da União.

Ainda em março, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinou Portaria para simplificar o processo de solicitação e análise de reconhecimento federal da situação de emergência ou do estado de calamidade pública em decorrência do novo coronavírus. Desta forma, os entes federados ficam dispensados do envio de uma série de documentos exigidos para situações de desastres naturais.