terça-feira, 23 de junho de 2020

Drive-thru' de testes rápidos de Covid-19 começa na zona Norte de Natal


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal iniciou a segunda fase da testagem rápida de Covid-19 na população. O sistema de drive-thru está funcionando no ginásio Nélio Dias, no conjunto Gramoré, na zona Norte de Natal. Mesmo contrariando a “recomendação do Ministério Público para parar a testagem Drive Trhu.

Os testes são destinados a pessoas a partir de 60 anos - público que representa 80% dos óbitos na capital potiguar - e portadores de comorbidades comprovadas residentes em Natal. O atendimento será feito das 8h às 17h, até sexta-feira (26). A permanência no interior dos veículos é obrigatória em todas as etapas.

O acesso dos carros ao drive-thru será pela Avenida do Baião, com percurso sinalizado e orientação da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Uma equipe da prefeitura vai realizar a triagem dos veículos para verificar se a pessoa que será testada corresponde ao público-alvo.

A SMS lembra que, para maior fidedignidade do teste, é importante que a pessoa tenha apresentado sintomas de um quadro de Covid-19 pelos últimos 10 dias do início dos sintomas de uma síndrome respiratória - com febre, tosse ou dor de cabeça, por exemplo.

O teste rápido no drive-thru tem a média de um atendimento por minuto. O sangue é coletado através do dedo. O resultado com até 24 horas através de laudo é disponibilizado na internet, por meio de protocolo e senha fornecidos durante a coleta. Os pacientes que testarem IgM positivo terão um acompanhamento com orientações e informações da SMS de como deve proceder para os cuidados e/ou tratamento médico.

Na Arena das Dunas, na última semana, foram testadas 5.425 pessoas.