segunda-feira, 22 de junho de 2020

Greve de ônibus em Natal. Motoristas do transporte rodoviário paralisam atividades e usuários ficam sem o transporte público na capital


A semana começou com esse transtorno para quem depende de ônibus para se deslocar ao trabalho. Os motoristas de ônibus, coordenador pelo SINTRO, deflagraram o movimento grevista, anunciando desde a semana passada, e milhares de pessoas foram prejudicadas.

Logo cedo, praticamente 100% dos coletivos estavam parados. Por volta das 7h, somente 12 ônibus da empresa Cidade do Natal saíram das garagens. Quem acordou cedinho e precisava chegar ao seu destino, teve que ter muita paciência, teve aglomeração nas paradas, os alternativos acabaram circulando lotados e teve gente que desistiu de esperar e acabou voltando para casa. 

O SINTRO permitiu que ônibus intermunicipais circulassem, mas os veículos do transporte urbano aqui na capital, foram impedidos de deixarem as garagens. Nem a frota de emergência foi autorizada.
A STTU havia determinado que pelo menos 40% do transporte coletivo circulasse, ou seja, mais de 250 veículos, mas isso não aconteceu hoje pela manhã.

A greve é por tempo indeterminado. A categoria reivindica manutenção da profissão de cobrador nos veículos e o pagamento de benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) repudiou a paralisação organizada pelo Sintro e pediu para que os motoristas circulem com o percentual estabelecido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para o período de pandemia de 43%.