quarta-feira, 24 de junho de 2020

O Senado aprovou a PEC de adiamento das eleições de 2020


O Plenário do Senado aprovou ontem (23), em dois turnos, a proposta de e prevê que o primeiro turno seja realizado em 15 de novembro e o segundo, em 29 de novembro (calendário atual é 4 e 25 de outubro).

Um dispositivo ainda permite a realização de um turno suplementar em estados e municípios muito afetados pela pandemia até 27 de dezembro de 2020. Os prazos móveis serão adaptados conforme as novas datas, pelo TSE.


A PEC também adaptou os prazos eleitorais:

A partir de 11/08: vedação à transmissão de programa apresentado ou comentado por pré-candidato;
De 31/08 a 16/09: convenções e escolha dos candidatos e definição das coligações;
Até 26/09: registro das candidaturas no TSE;
Após 26/09: início da propaganda eleitoral em rádio, TV e internet;
Até 15/12: envio das prestações de contas.
Os prazos para desincompatibilização que, na data da publicação da Emenda Constitucional, estiverem a vencer serão computados considerando-se a nova data de realização das eleições. Já os prazos vencidos não poderão ser reabertos.

A diplomação dos eleitos deverá ocorrer no dia 18 de dezembro e o julgamento das contas eleitorais terá prazo estendido, até 12 de fevereiro de 2021.

Sem prorrogação de mandatos e voto facultativo

O Senado entrou em consenso quanto à não prorrogação dos mandatos por considerá-la inconstitucional. Também foi rejeitada a ideia de implantar o voto facultativo para quem compõe o grupo de risco para a covid-19. A maioria dos senadores considerou que essa providência neste momento poderia representar sério desincentivo à participação dos eleitores.