parnamirim

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Weintraub não é mais ministro da Educação


Abraham Weintraub deixou ontem o Ministério da Educação. O anúncio, que já era esperado há alguns dias devido ao desgaste do ministro com o Supremo Tribunal Federal (STF), foi feito em um vídeo publicado em redes sociais, em que Weintraub aparece ao lado do presidente Jair Bolsonaro.
É a 12ª troca no ministério de Bolsonaro, que avalia deixar o secretário-executivo como interino do MEC até encontrar novo nome.
Abraham Weintraub sai do Ministério, mas ganhou um upgrade. Foi indicado para ocupar um cargo de diretor do Banco Mundial.

De acordo com o Banco Mundial, a vaga para a qual o governo decidiu mandar Weintraub faz parte de um conselho de diretores, que abriga representantes dos países. O grupo específico que o Brasil integra reúne Colômbia, Filipinas, Equador, República Dominicana, Haiti, Panamá, Suriname e Trinidad e Tobago. Essas nações terão que aprovar a indicação de Weintraub.

A instituição reforçou que diretores-executivos não são funcionários do Banco Mundial, "mas representantes dos 189 acionistas".
O salário do cargo que Weintraub deverá ocupar é de US$ 250 mil ao ano (cerca de R$ 1,34 milhão, em valores de hoje). Ele terá que morar em Washington.