quarta-feira, 1 de julho de 2020

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retoma hoje as discussões sobre a Reforma da Previdência Estadual


A reunião da comissão especial formada para debater o tema  está marcada para às 15h, por videoconferência, sob a presidência do deputado George Soares (PL), líder do governo Fátima Bezerra na Casa.
A expectativa é pela apresentação e votação do parecer do deputado Raimundo Fernandes (PSDB), relator da reforma. Depois disso, restará apenas o posicionamento do plenário. Para bser aprovada, a Reforma da Previdência Estadual  precisará de 15 votos, em dois turnos.

As contas da Previdência Estadual fecharam o primeiro quadrimestre de 2020 com um déficit financeiro de R$ 710,7 milhões. O rombo registrado nos quatro primeiros meses deste ano é 40% maior do que o do mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2019, o déficit foi de R$ 506,8 milhões.

Além de corrigir parte do déficit previdenciário, a reforma tem o objetivo de atender a uma determinação do Governo Federal, que deu até 31 de julho para que estados e municípios com regime próprios de aposentadorias e pensões revisassem as regras para se adequar à Emenda Constitucional 103. Sem isso, o Estado pode deixar de receber verbas federais.