segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

PACIENTES TRANSFERIDOS DE MANAUS PARA TRATAMENTO DA COVID-19 CHEGAM A NATAL

Doze pacientes transferidos de Manaus, no Amazonas, chegaram a Natal na madrugada desta segunda-feira (18). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e para o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Dois enfermos foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Com a transferência para Natal, o número total de pessoas transferidas para outros estados chega a 74. Foram enviados 9 pacientes a Teresina (PI), 23 pacientes a São Luís (MA), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB), além dos 12 para a capital potiguar.

De acordo com o Governo do RN, foram assegurados o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para garantir uma assistência segura e eficaz.

Variante da Covid-19

O governo informou ainda que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.