parnamirim

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Grupo Reviver realiza mamografias durante semana do carnaval



O Grupo Reviver prossegue com os atendimentos às mulheres de Natal na semana do carnaval. A Unidade Móvel Savana Galvão estará nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis, na Rua Padre Raimundo Martins s/n, Nova Descoberta, Zona Sul, e nos dias 18 e 19, na Guarda Municipal, Avenida Rio Doce, 605, Potengi, Zona Norte. As

mamografias serão realizadas das 7h30 às 16h30. Para ter acesso ao exame, as mulheres devem apresentar carteira de identidade, cartão SUS Natal e comprovante de residência. As fichas são distribuídas diariamente no início do expediente.

É importante lembrar que o Grupo Reviver segue cumprindo os protocolos sanitários a fim de resguardar pacientes e profissionais, minimizando os riscos de contaminação pela Covid-19. Na fila de espera, a distância entre as pacientes é de dois metros, o uso da máscara é obrigatório, está sendo disponibilizado álcool em gel a 70% e antes de subir na unidade móvel as pacientes têm a temperatura verificada.

A presidente Ana Tereza Fiúza aproveita para fazer importante esclarecimento a respeito da atuação do Grupo Reviver. Segue a íntegra:

Podemos dizer que o Grupo Reviver foi o divisor de águas quando falamos em oferta de exames de mamografia às mulheres de Natal. Até então a demanda reprimida era enorme, constituindo um empecilho à concretização da política pública preconizada pelo Sistema Único de Saúde de diagnóstico precoce do câncer de mama. A nossa história é pública e nossa credibilidade nos trouxe até aqui.

O trabalho do Grupo Reviver é ofertar mamografias à população.
Iniciamos em 2015, a partir da locação de uma unidade móvel para a realização de mutirão no Outubro Rosa. Continuamos a fazer esse trabalho até outubro de 2018. Em 2019, após receber doação de um caminhão adaptado, o trabalho passou a ser permanente.

Primeiramente, o Grupo Reviver se credenciou junto ao Ministério da Saúde para realizar os exames e, depois, se habilitou junto à Secretaria Municipal de Saúde em virtude de os recursos serem oriundos do Governo Federal e repassados fundo a fundo, ou seja, do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.

Assim, podemos asseverar que a condução de todo o processo é de responsabilidade do Grupo Reviver que disponibiliza toda infraestrutura própria e insumos, incluindo rede de internet . A escolha dos locais de realização dos exames é uma parceria com o município e outras instituições sociais . Na maioria das vezes, optamos por unidades de saúde municipais visando facilitar a entrega dos resultados das mamografias à população.

Ana Tereza Fiúza
Presidente do Grupo Reviver