quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

RN vai receber 51,8 mil de doses da CoronaVac, garante Pazuello ao prefeito de Natal

 

O prefeito de Natal, Álvaro Dias teve uma audiência nesta quarta-feira 3 com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e conseguiu a confirmação do envio de novas doses da vacina para o Rio Grande do Norte. O ministro confirmou que até o final desta semana o Estado receberá 51.800 doses de vacinas do Instituto Butantan, em 259 caixas. A previsão para Natal é de aproximadamente 13 mil doses, considerando que a cidade abriga 25,19% da população do Estado.

 

“Tratamos de vários assuntos, entre eles a questão das vacinas, que é uma grande preocupação para o povo de Natal e de todo o Rio Grande do Norte. A boa notícia é que até a próxima sexta-feira nós vamos ter disponíveis a nossa parcela de imunizantes para continuar vacinando o público prioritário do plano de imunização”, informou Álvaro Dias.

 

O prefeito cumpriu agenda acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, do secretário especial da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município de Natal (Arsban), Rossini Fernandes, e do secretário-executivo de Governo, Esdras Alves.

 

As doses serão distribuídas nos postos de saúde da capital e destinadas a complementar a vacinação do restante dos profissionais de saúde ainda não imunizados e os idosos, de acordo com os protocolos. Em 10 dias, Natal já vacinou 23.962 pessoas com as primeiras doses contra a Covid-19.

 

Até a noite da última segunda-feira 1º, o “Vacinômetro” da Secretaria de Saúde de Natal marcava a aplicação de 23.362 doses. O restante foi aplicado na manhã de terça 2 apenas nas unidades de saúde, com as atividades nos drive thru suspensas. Nesta quarta-feira, o atendimento foi interrompido temporariamente até a chegada do novo lote.

 

RN recebeu 128,4 mil doses

 

Até esta quarta-feira 3, o Rio Grande do Norte recebeu do Ministério da Saúde 128.400 doses de imunizantes contra o coronavírus, causador da Covid-19. Desses total, 96.900 são da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. A entrega desse imunizante aconteceu em dois lotes: o primeiro com 82.400 doses e o segundo, com 14.500 doses.

 

Já a vacinada Oxford/AstraZeneca foi a produtora das 31.500 doses recepcionadas pelo Estado potiguar. Entretanto, foram distribuídas aos municípios um total de 78.074 doses, das duas vacinas. Isso porque 48.144 unidades da Coronavac estão reservadas para serem utilizadas na 2ª dose e outras 3.530 estão reservadas para reposição técnica caso haja perdas ou problemas com as doses.

 

Agora RN