parnamirim

terça-feira, 20 de abril de 2021

Nova vacina chinesa contra a Covid-19 será testada no Rio Grande do Norte

 

A farmacêutica chinesa Sichuan Clover Biopharmaceuticals realizou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido para que uma nova candidata a vacina contra Covid-19 entre no mercado. A Anvisa autorizou o início dos textos clínicos  foi aceito pela Anvisa nesta segunda-feira (19). De acordo com a agência, o pedido de autorização refere-se às fases 2 e 3 do estudo clínico e deverá envolver 12.100 voluntários em três Estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

A farmacêutica chinesa pretende realizar os testes do produto em outros países da América Latina, além da África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido.

Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas”, informou a Anvisa, em nota.

De acordo com a agência, para a aprovação do ensaio clínico, a Anvisa realizou reuniões com a equipe da Sichuan Clover Biopharmaceuticals para “alinhar todos os requisitos técnicos necessários para os testes”.

Testes 

Trata-se do sexto estudo de vacina contra o novo coronavírus autorizado pela Anvisa no país. No ano passado, foram aprovados os testes dos imunizantes da Universidade de Oxford/Astrazeneca, Sinovac/Instituto Butantan, Pfizer e Janssen (Johnson & Johnson), todas já com registro definitivo ou autorização para uso emergencial no país. Em 8 de abril deste ano, a agência autorizou a pesquisa da vacina feita em parceria da canadense Medicago R&D Inc com a britânica GSK. 

Entre os mais de 26 milhões de vacinados, 10.131.323 receberam a segunda dose, o que representa 4,78% da população com a vacinação completa contra o novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, 537.047 pessoas receberam essa dose de reforço. Somando as vacinas de primeira e segunda dose aplicadas, o Brasil aplicou 1.011.252 imunizantes nesta segunda-feira.