terça-feira, 27 de abril de 2021

Secretaria de Esporte e Lazer promove ações de prevenção à hipertensão arterial em Natal

 


Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura do Natal promoveu uma série de ações de orientação e conscientização sobre a doença na Praça Henrique Carloni (Disco Voador), em Ponta Negra, e na avenida Afonso Pena, Tirol, nesta segunda-feira (26). A iniciativa contou com a participação dos profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. 

Ações de prevenção como o monitoramento da pressão e a prática de exercícios físicos de maneira orientada foram realizadas pelos professores para os frequentadores dos locais. O intuito foi apresentar escolhas mais saudáveis ao público e ampliar o acesso às informações sobre a hipertensão.

A titular da SEL, Jódia Melo, destacou a importância da realização das ações de prevenção. "Nós, da Prefeitura de Natal estamos aqui com os profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer para passar à população a importância desse dia. É fundamental a prevenção das doenças crônicas e é bastante relevante que se conscientize o cidadão na prática de exercícios físicos regularmente", afirmou. 

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. Os principais sintomas da doença são tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão. A profissional de educação física da SEL, Jaísa Araújo, comentou sobre a necessidade da prática de exercícios físicos para os hipertensos. "É fundamental a atividade física para quem pertence a esse grupo. Para aqueles que tomam vários comprimidos por dia, quando você começa a se exercitar, esse número de medicamentos vai diminuindo porque ele começa a regular a sua pressão arterial. O coração é um músculo e quanto mais a gente se exercita, mais fortalecido ele fica".  

As principais causas da hipertensão são obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O consumo exagerado de sal e hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da doença.