terça-feira, 6 de abril de 2021

Sesap suspende a partir desta terça-feira todas as cirurgias eletivas na rede pública do RN

 

A partir desta terça-feira (6), todas as cirurgias eletivas na rede pública do Rio Grande do Norte estão suspensas pela a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Em portaria, o secretário Cipriano Maia explicou que a necessidade de se tomar esta medida é devido o aumento exponencial nos casos de Covid-19 no estado.

Durante o período da pandemia da Covid-19, o Rio Grande do Norte havia suspendido no ano passado as cirurgias eletivas, que são os procedimentos que podem ser agendados. No dia 3 de setembro de 2020, no entanto, a Sesap havia determinado a retomada dessas cirurgias ofertadas pela rede pública estadual de saúde, seguindo as recomendações para medidas de segurança aos pacientes e profissionais de saúde. Contudo, havia a previsão de nova suspensão em caso de recrudescimento de casos de Covid-19, o que aconteceu.

De acordo com a portaria assinada por Cipriano Maia, o Rio Grande do Norte precisou retomar o plano de reabertura de leitos críticos para atender à demanda por pacientes acometidos pela Covid-19 e, assim, ficaria inviabilizada a disponibilização de leitos para atender os pacientes após cirurgias.

Com base nessa situação, o estado decidiu suspender, temporariamente, o agendamento e a realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos em geral nas unidades hospitalares estaduais, além de recomendar que o posicionamento seja acompanhado por municípios e rede privada.

Ainda de acordo com a portaria, as cirurgias eletivas que poderão permanecer sendo realizadas são as cirurgias vasculares, cardíacas, ortopédicas, cirurgias via demanda judicial e oncológicas. Além disso, a Sesap recomendou a suspensão de atividades presenciais, ambulatoriais, laboratoriais e de apoio diagnóstico, que não comprometam o cuidado continuado de pacientes, com o propósito de evitar aglomeração de pessoas nos ambientes de espera. As unidades deverão estabelecer medidas de gestão que possibilitem a organização de fluxos e processos internos que possam garantir a segurança para a realização das cirurgias eletivas que estarão autorizadas.

A retomada das cirurgias ocorrerá após nova avaliação da Sesap com relação ao momento da pandemia no Rio Grande do Norte.