quarta-feira, 12 de maio de 2021

O futuro do agro: 5G no Brasil é testado em fazenda modelo de conectividade rural

 




Novas tecnologias ampliam a conectividade e transformam o campo. Cada vez mais, máquinas e inteligência artificial se tornam aliados para otimizar a produção e elevar o agronegócio a novos patamares de inovação e competitividade. Com o objetivo de conhecer as aplicações de tecnologia 5G standalone (SA) que já estão sendo testadas no setor aqui no Brasil, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina, visitaram a fazenda modelo Instituto Mato-grossense de Algodão.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, pontuou o impacto econômico da nova tecnologia em produções agrícolas, que possibilitará mais automação e precisão. “O 4G revolucionou a vida das pessoas e o 5G vai revolucionar as indústrias. Para o agronegócio, que é quem está fazendo o nosso Brasil crescer, mesmo nessa crise, junto às telecomunicações, será um avanço gigantesco”.

O ministro também mencionou o aumento da capacidade produtiva com a utilização da alta conectividade, que permitirá controle de plantas daninhas, tratos culturais e manejo e controle de criações animais. “O 5G vai fazer que o nosso agro vai crescer 20% a mais, em média, e o leilão está muito próximo de acontecer. A nova tecnologia é um dos eventos mais importantes que ocorrerá no governo do Jair Bolsonaro e demonstra a preocupação da atual gestão com o setor, que alavanca a nossa economia”, afirmou.

O evento foi promovido pela fabricante de rede Nokia, a operadora TIM, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão e demais parceiros do ConectarAGRO - associação de fomento à conectividade no campo. Foram realizadas demonstrações do uso do 5G SA e de soluções tecnológicas de ponta para o cultivo do algodão no estado. Entre elas, uso de drones para transmissão de imagens de vídeo de alta qualidade (4k) em tempo real e mapeamento topográfico 3D. Além disso, também houveram demonstrações de interação com inteligência artificial no campo.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, falou sobre a importância do leilão para garantir o desenvolvimento do setor. “O 4G já está revolucionando o nosso país, o 5G muito mais. Esse leilão vai bombar para que essa tecnologia seja democratizada e chegar a todos. Com certeza, isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”.

O diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvêa, falou sobre o ganho social do 5G no campo. “O lançamento do primeiro piloto Agro 5G SA com conectividade da TIM é uma amostra do que será possível fazer com a nova tecnologia para o Brasil dar um salto no ganho de eficiência e produtividade no agronegócio e também na inclusão digital da população que vive no campo” afirmou. Hoje, o Brasil é segundo país da América Latina com maior índice conectividade rural – 43,6% dos moradores do campo já tem acesso à internet.

Para o head de marketing no Brasil da Nokia, Felipe Garcia, o agro vive um crescimento global da demanda por alimentos. “Para atendê-la, são necessárias a digitalização dos processos, o controle das máquinas, o uso de inteligência artificial e a internet das coisas – a conectividade de máquinas e pessoas em cada metro quadrado. Agora, a era do 5G se aproxima e traz, potencialmente, um universo de novas possibilidades que impulsionam, em nova escala, a automatização do agronegócio, tais como tratores autônomos, máquinas teleoperadas, drones com alta resolução e inteligência artificial", disse.

Também acompanharam as demonstrações os parlamentares senador Zequinha Marinho (PSC-PA); deputado Sergio Souza (MDB-PR), presidente da FPA; deputado Evair de Melo (PP-ES), vice-presidente da FPA; deputado Alceu Moreira (MDB-RS); deputada Aline Sleutjs (PSL-PR); deputado Neri Geller (PP-MT); deputada Greyce Elias (Avante – MG); Deputado Nelson Barbudo (PSL-MT); Deputado Zé Vitor (PL-MG); deputado Christino Áureo (PP-RJ); deputado Junior Mano (PL-CE); deputado Dr. Leonardo (SD-MT).