quinta-feira, 10 de junho de 2021

Ministério das Comunicações conhece novas tecnologias e debate investimentos em conectividade

 


A missão oficial liderada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, orientada a conhecer a experiência dos Estados Unidos na implementação da tecnologia 5G, chegou ao terceiro dia nesta quarta-feira (9/6). Como resultado: a troca de experiências sobre o uso dos sistemas cibernéticos para garantir a segurança. O MCom também assegurou investimentos de mais US$ 1 bilhão para a ampliação da conectividade no país.

Fábio Faria apresentou demanda por mais recursos durante reunião com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Mauricio Claver-Carone. O investimento é fundamental para levar conexão de alta qualidade aos brasileiros da região Norte, que registra índices baixos de acesso à internet. “Pedi uma linha de crédito, um incentivo, ao presidente [do BID] para que possamos levar internet, o mais rápido possível, às pessoas que mais necessitam”, destacou.

Já durante a demonstração da rede privativa do 5G implementada nos EUA, o MCom conheceu soluções que permitem o uso da rede de forma segura pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. "A demonstração feita evidencia que é tecnicamente possível uma rede como a pretendida com o leilão do 5G, além de ter inúmeros benefícios para os serviços estratégicos e críticos do Estado", destacou o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra.

Além dessas atividades, a comitiva brasileira cumpriu agenda de reuniões na Embaixada do Brasil, com representantes do Departamento de Defesa, da Comissão Federal de Comunicações da Administração Nacional de Telecomunicações Informações (NTIA), do Departamento de Comércio.

A comitiva oficial é composta pelos senadores Flávio Bolsonaro e Ciro Nogueira – que integram as comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores do Senado – e pelos ministros do TCU Walton Alencar, Raimundo Carreiro e Bruno Dantas. Além deles, representantes da Presidência da República e dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores integram o grupo.