segunda-feira, 28 de junho de 2021

Ministro Fábio Faria destaca avanços na conectividade e leilão do 5G no maior encontro mundial de telecomunicações

O ministro das Comunicações Fábio Faria abriu nesta segunda-feira (28) sua participação no Mobile World Congress, que este ano é realizado em Barcelona, na Espanha. Na mesa redonda América Latina Digital, Faria apresentou as ações de conectividade implementadas pelo Ministério das Comunicações (MCom) às principais lideranças do setor de telecomunicações móveis, com destaque para o andamento do leilão do 5G.


"Realizaremos o maior leilão de espectro de todos os tempos, algo ainda mais importante depois que a pandemia demonstrou o quanto a internet é essencial", ressaltou o ministro durante painel que destacou o case brasileiro e como o leilão se transformou, aqui, em um mecanismo de universalização do serviço de telefonia móvel.

Faria também destacou que a chegada do 5G será fundamental para cumprir uma de suas principais missões à frente da pasta: levar conectividade a todo o país e acabar com o deserto digital que hoje atinge cerca de 40 milhões de brasileiros. Foi por isso, explicou, que se optou por fazer um leilão não-arrecadatório, cujas contrapartidas garantam a ampliação da cobertura de internet e a inclusão digital.

"O principal objetivo do Ministério das Comunicações é acabar com o chamado deserto digital no país. Para isso, nos últimos 12 meses, fizemos muitos avanços, com políticas focadas nas desigualdades regionais e territoriais", pontua. Entre as ações que terão destaque na participação do ministro estão os programas Wi-Fi Brasil, Norte Conectado, Nordeste Conectado, Cidades Digitais e Computadores para Inclusão.

A chegada do 5G, pontuou, irá revolucionar o cotidiano de pessoas, empresas e órgãos da administração publica, além de ampliar o potencial do setor produtivo no país. Durante o painel, o ministro reforçou que a nova tecnologia tende a refletir diretamente no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e lembrou pesquisas que apontam o potencial impacto econômico de US$ 1,1 trilhão até 2035 com a implantação do 5G (Consultoria Omdia). 

Só para o agronegócio, setor fundamental para a economia brasileira, a expectativa é de crescimento de 20% ao ano (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

*Mobile World Congress*

Em Barcelona, o Mobile World Congress reúne mais de 2,4 mil empresas líderes do setor de telecomunicações e da indústria móvel. Há mais de 30 anos, o evento é referência em novas tecnologias e atração de investimentos.