quarta-feira, 2 de junho de 2021

Prefeitura de Natal vai retomar projeto de reurbanização da região do Maruim

 

O projeto que vai mudar a realidade da região no entorno da antiga Comunidade do Maruim está prestes a ser retomado pela Prefeitura de Natal. O processo de reurbanização iniciado com a relocação das famílias que viviam no local para um condomínio de apartamentos terá continuidade com a construção um Centro Comercial e do Centro de Descasque de Camarão. A obra, orçada em R$ 4,7 milhões, será executada em parceria pela Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento Regional.


De acordo com informações da Secretaria Municipal de Habitação e Projetos Estruturantes (Seharpe), o local, além dos 34 boxes e do Centro de Descasque de Camarão, receberá obras para a melhoria da mobilidade urbana e reforma da praça do Pôr do Sol, com equipamentos modernos. Todos os que exercem atividades econômicas no local passarão ainda por treinamentos em parceria com o Sebrae inclusive para a gestão de seus negócios.


“Essa é uma ação emblemática para Natal. Estamos requalificando um espaço que vai gerar emprego, renda e desenvolvimento. Vamos mudar a realidade da população na região. Já começamos com a oferta de moradia digna. Antes, quem vivia no Maruim passou a morar no Residencial São Pedro, nas Rocas. Agora, vamos seguir com as melhorias, dando a oportunidade a essas pessoas de continuarem a exercer seu oficio ligado à pesca e ao descasque do camarão, mantendo a vocação histórica da região para esse tipo de atividade”, afirma o prefeito de Natal, Álvaro Dias.


O secretário José Vanildo, titular da Seharpe, explica que a retomada da obra se deu graças a um esforço do prefeito Álvaro Dias junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e afirma que investir na área é mais um passo para revitalização de todo o bairro da Ribeira. “Vamos transformar aquele local. As ruas serão alargadas, haverá estacionamentos, o local será apto para a atividade de descasque de camarão e pesca, que carecem de higiene, entre outras coisas. Estamos com isso realizando várias intervenções que, juntas, representam um processo irreversível para reintegrar a Ribeira como um bairro vivo de Natal”, aponta José Vanildo.


Álvaro relata ainda que o projeto vai propiciar outros avanços econômicos importantes: “Os pequenos empreendedores do Canto do Mangue terão um local salubre para comercializar os seus produtos. A obra vai revitalizar a economia da área e garantirá o sustento dos pequenos comerciantes e de suas famílias. Afora isso, o local funcionará como um ponto turístico com a revitalização da praça do Pôr do Sol”.