parnamirim

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Semurb lança Anuário Natal em evento virtual nesta quarta-feira (2)

 


O Anuário Natal 2021 será lançado oficialmente em live no canal do Youtube da Prefeitura (youtube.com/natalprefeitura), durante a programação da Semana do Meio Ambiente de Natal deste ano (Sema). Nesta quarta-feira (2), às 10h,  a publicação editada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) será apresentada pelo titular da pasta, Thiago Mesquita, ao lado dos técnicos responsáveis pela produção deste importante instrumento de conhecimento e planejamento estratégico de políticas urbanas e ambientais para a cidade. 

Na ocasião, a equipe técnica fará uma apresentação com os principais diferenciais e novidades da edição 2021. "Entre eles, uma retrospectiva  a partir do século XX, em meados de 1901 à época do Plano de Ordenamento Urbano de Natal , até as atuais discussões do Plano Diretor.  

Outra novidade, que não havia nas edições anteriores e foi implantada na edição 2021, é a participação das demais secretarias do município que, de forma conjunta, irão alimentar um banco de dados com informações próprias relativas a cada uma e com bases cartográficas", revela Mesquita.

Também participam do evento a secretária Adjunta de Planejamento da Semurb, Eudja Mafaldo , a arquiteta e diretora do Departamento de Pesquisa e Estatística (DIPE), Danielle Salviano e os técnicos responsáveis pela edição, o economista, Carlos da Hora e os engenheiros civis, Fernando Antônio de Medeiros e Reginaldo Vasconcelos.


PROGRAMAÇÃO 

Também na quarta (2) e na sexta-feira (4) das 8h às 12h e das 14h às 17h,  a Semurb, em mais uma parceria com a Natal Reciclagem instala o Eco drive-thru do Lixo Eletrônico na programação da Semana Natal 2021. O ponto de coleta vai funcionar na entrada do Parque da Cidade, na Av. Omar O’Grady, em Candelária. "Será possível fazer o descarte de vários tipos de equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, telefones, carregadores e eletrodomésticos, entre outros", explica o chefe do setor de Educação ambiental da Semurb, Daniel Henrique de Sousa. 

Já às 15h tem tutorial de produção de sabão ecológico a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha.  E encerrando a programação, às 19h30, o Webinar “Ciência e tecnologia a favor do meio ambiente” que é o tema principal da SEMA 2021, ambos também no canal do youtube.

Para tratar do assunto, irão participar da roda de conversas, Thiago Mesquita, secretário da Semurb, Jean Tavares, coordenador do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Cláudio Moisés, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 

Para conferir a programação completa da Semana do Meio Ambiente de Natal 2021, clique aqui.