quinta-feira, 17 de junho de 2021

TV Digital no Rio Grande do Norte entra em nova fase de expansão

 

A primeira fase do Digitaliza Brasil, programa responsável por concluir o processo de digitalização dos sinais da televisão analógica terrestre no país, foi anunciada nesta quarta-feira (16/6) em Mossoró (RN). O ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgou a lista com 17 cidades do Rio Grande do Norte que estão aptas a aderir ao programa. Com a adesão, os municípios vão receber sem custo os equipamentos para a instalação completa da infraestrutura.

“A gente vai trocar todas as antenas analógicas pelas digitais. Existem ainda 1.638 municípios no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então estamos trazendo o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade”, enfatizou o ministro.

A meta do MCom é engajar as prefeituras municipais onde o sinal analógico ainda é mantido para que concluam a migração. A melhor qualidade de imagem e som e a maior diversidade de programação são duas das principais vantagens do sinal digital. As prefeituras e radiodifusores interessados na migração do sinal devem se manifestar no prazo entre 21 de junho e 21 de julho.

O Digitaliza Brasil foi criado por portaria do MCom, assinada em maio deste ano. O programa traz diretrizes para a distribuição dos conversores à população e instalação dos equipamentos de transmissão digital das emissoras de televisão, em benefício da população que mora nas regiões sem acesso ao serviço. O compromisso do MCom é com a universalização do sinal digital para todos os lares brasileiros até 2023. O Governo Federal concentra esforços para levar equipamentos de conversão, beneficiando 23 milhões de pessoas.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Cidadania, João Roma, parlamentares e autoridades públicas do município. Na ocasião, o ministro da Cidadania, João Roma, assinou o aditivo para liberação de recursos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite. O programa é uma das principais políticas de apoio e incentivo à agricultura familiar no Brasil.

Por meio do PAA, agricultores, cooperativas e associações vendem seus produtos para órgãos públicos. O convênio repassa ao governo estadual do Rio Grande do Norte mais de R$ 36 milhões. No estado, são atendidas 17.179 famílias, totalizando mais de 100 mil potiguares beneficiados direta ou indiretamente.

Confira a lista das cidades potiguares aptas para adesão ao Digitaliza Brasil:

1 Alexandria
2. Angicos
3. Augusto Severo
4. Baía Formosa
5. Canguaretama
6. Doutor Severiano
7. Governador Dix-Sept Rosado
8. Guamaré
9. Lagoa Nova
10. Montanhas
11. Pedro Velho
12. Portalegre
13. Santo Antônio
14. Serra Negra do Norte
15. Tenente Ananias
16. Touros
17. Umarizal