terça-feira, 6 de julho de 2021

Álvaro Dias assina ordem de serviço para requalificação do Beco da Lama

Após se transformar em uma galeria de arte a céu aberto com a pintura dos painéis de grafite, o processo de revitalização do Beco da Lama, um dos grandes redutos da cultura de natalense, passará por uma série de intervenções estruturantes. Serão investidos pouco mais de R$ 700 mil na troca do calçamento do passeio, execução de serviços de drenagem, esgotamento sanitário, instalações hidráulicas, elétricas e retirada de quase toda a posteação com toda fiação subterrânea. A ordem de serviço para essa obra que teprazo de 180 dias para ser executada foi assinada nesta sexta-feira (2) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias.

 

Os recursos são oriundos das multas de trânsito. A obra será coordenada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e acontecerá em três etapas. A primeira será no trecho compreendido entre a rua João Pessoa e a Coronel Cascudo. Na sequência, os operários vão trabalhar entre a Coronel Cascudo e a Ulisses Caldas, finalizando o serviço no terceiro trecho na própria Coronel Cascudo (Av. Rio Branco até o Nazareno). 

 

Após a finalização dos trabalhos de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) vai abrir um edital para a renovação dos painéis de grafite. A pintura do escritor e intelectual Câmara Cascudo será mantida e revitalizada, mas, de acordo com o titular da Secult, Dácio Galvão, os demais trabalhos serão renovados, seguindo o principio da temporalidade, uma característica marcante da arte muralista urbana. 

 

“Estamos muito felizes com esse momento. Todos sabem da nossa luta em busca da revitalização do Centro Histórico da cidade com a realização de diversas intervenções que tiveram o seu marco inicial no próprio Beco da Lama. Agora damos continuidade a esse trabalho de valorização desse espaço tão simbólico e representativo. É uma alegria imensa como gestor poder promover desenvolvimento, gerar emprego, renda e dar uma nova cara ao nosso Centro Histórico. O Beco da Lama, depois de modernizado e reestruturado, vai ser um dos locais mais frequentados da nossa cidade, potencializando a sua vocação para a cultura”, disse o prefeito Álvaro Dias.

 

Ele lembrou ainda que a gestão municipal tem trabalhado fortemente na execução de obras e serviços com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico da cidade. Além do Beco da Lama, a Prefeitura também reformou e modernizou o Espaço Ruy Pereira, recapeou as principais vias da Cidade Alta, reforçou ainda o número de lixeiras, investiu na melhoria da iluminação e executa diariamente a limpeza da região com equipes de conservação, manutenção e limpeza da secretaria municipal de Serviços Urbanos e da Companhia Municipal de Serviços Urbanos (Urbana). Além disso, ampliou o patrulhamento ostensivo com o apoio das equipes da Guarda Municipal de Natal.

 

“O Centro Histórico e comercial de Natal merece atenção contínua da Prefeitura, por isso integramos ações que não apenas melhoraram a infraestrutura da área, mas também a transformaram em um local com mais segurança de tráfego e, ainda, mais aprazível para o lazer do cidadão. Ainda temos muitos projetos em curso e ao final dessa gestão teremos não só o nosso Centro Histórico repaginado, como também o bairro da Ribeira. É nosso objetivo trazer de volta as pessoas para morarem, investirem e viverem nesses espaços urbanos que agora estão um pouco esquecidos, mas em breve, após esse nosso trabalho serão um exemplo de política urbana exitosa”, concluiu Álvaro.

 

Os profissionais, artistas e frequentadores do Beco da Lama celebraa sequência das ações de requalificação do local. “Nunca é demais lembrar que existe um Beco da Lama antes e depois do prefeito Álvaro Dias assumir a gestão do Município. Ele abraçou o nosso espaço, entendeu a sua importância e abriu as portas da Prefeitura para os nossos pleitos. Essas obras começam em um momento muito importante e nos enchem de esperança por dias melhores. Os donos de bares, funcionários, pastoradores de carro, comerciantes informais e o público em geral está ansioso e grato pelo que está sendo realizado”, define a presidente da Sociedade dos Amigos e Amigas do Beco da Lama e Adjacências (SAMBA), Goretti Barbosa.