parnamirim

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Campanha Agosto Lilás é tema de reunião entre Prefeitura e Câmara Municipal

 


Uma reunião realizada nesta quarta-feira (07), entre a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, o presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire, e a diretora interina do Departamento de Direitos Humanos da Semdes, Kassandra Gouveia, discutiu a possibilidade de criação de um programa a ser veiculado na TV Câmara durante o próximo mês com foco no movimento Agosto Lilás, que é uma campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.


Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas sugeriu um programa semanal durante o mês de agosto no qual fosse levado ao público informação sobre como identificar a violência contra a mulher, como se comportar em situações de violência, onde as vítimas podem pedir ajuda, informações sobre a legislação específica (Lei Maria da Penha), além de levar para a sociedade palestras e entrevistas com autoridades públicas, lideranças de movimento em defesa da mulher e técnicos da área do direito da mulher.


“A nossa ideia é de utilizar a força da TV Câmara para propagar e fortalecer o trabalho de conscientização social de combate à violência doméstica, de amparo às vítimas e de formação de uma sociedade mais justa onde a mulher possa exercer seu direito e ser respeitada. A ideia foi acatada pelo presidente Paulinho Freire, que se mostrou sensível à causa e pronto a contribuir”, relatou a secretária da Semdes.


De acordo com a diretora interina do Departamento de Direitos Humanos da Semdes, Kassandra Gouveia, o plano é veicular na TV Câmara um programa com entrevistas ou palestras por semana, sendo produzidos quatro edições durante o mês de agosto. “O plano é que a cada semana do mês do Agosto Lilás seja levado um programa de uma hora ao ar, onde dois convidados possam ser entrevistados sobre o tema de combate à violência doméstica”, explicou.


Com a ação a Semdes, por meio do Departamento de Direitos Humanos da pasta, pretende ampliar as atividades de mobilização em defesa das vítimas de violência doméstica. O Agosto Lilás é uma campanha que foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que neste ano completa 15 anos. Um dos objetivos do Agosto Lilás é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar às mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.