terça-feira, 31 de agosto de 2021

Defesa Civil de Natal participa de blitz educativa de combate a queimadas


 A Defesa Civil Municipal vai participar nesta terça-feira (31), de uma mobilização de conscientização e combate a queimadas organizada pelo Idema. A ação integra várias instituições que estarão unidas numa blitz educativa que inicia às 8h30, no prologamento da Avenida Prudente de Morais, em frente ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 01, onde é comum o registro incêndios afetando a vegetação nativa.

 

Na oportunidade, pessoas e veículos que trafegam na via serão abordados pelas equipes educativas que vão entregar material informativo sobre os perigos das queimadas para o meio ambiente e saúde pública, brindes a exemplo de lixeirinhas veicular, além de um trabalho pedagógico alertando sobre os principais motivos para não realizar queimadas e alternativas ao uso do fogo.

 

A chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, explicou que a ação é coordenada pelo Idema e deve percorrer vários municípios do Rio Grande do Norte, onde as defesas civis municipais passam a integrar o sistema de divulgação e conscientização dos cidadãos com foco a inibir o uso do fogo. “Estaremos juntos unindo forças com o objetivo de alertar à população sobre os riscos das queimadas para a saúde, os efeitos econômicos e sociais desse tipo de prática, como também os males causados ao ecossistema, a flora, a fauna, a atmosfera e ao solo”, comentou.

 

O material pedagógico que vai ser distribuído durante a blitz educativa também aponta alternativas que são viáveis e desprezam a utilização do fogo, como pastagem ecológica, reflorestamento social, plantio de adubo verde, plantio direto e compostagem.

 

A ação fortalece medidas preventiva de combate a queimadas em Natal, que conta com 10 Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) que estão resguardadas pelo seu atual Plano Diretor, sendo cinco delas regulamentadas através de legislações específicas. Somadas as suas respectivas áreas, as 10 ZPAs de Natal representam aproximadamente 34% da área total do município.

 

A ação vai contar ainda com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Guarda Municipal do Natal, Gabinete de Gestão Integrada de Natal (GGI-M), entre outras.