quarta-feira, 25 de agosto de 2021

PREFEITURA DO NATAL REATIVA SERVIÇOS DE SAÚDE QUE HAVIAM SIDO SUSPENSOS DURANTE PANDEMIA


Com a pandemia do novo coronavírus entrando em uma fase de maior controle em Natal, a Prefeitura iniciou a retomada de alguns serviços que foram paralisados na rede pública municipal de saúde, em virtude da concentração de recursos financeiros e humanos no enfrentamento à covid-19. O Hospital dos Pescadores, a Policlínica Oeste e a Unidade de Saúde da Família do Nova Natal são unidades que já diponibilizam de procedimentos para quem necessitar de cuidados e serviços não relacionados a covid-19. 

 

Antes com toda a sua estrutura voltada ao tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, o Hospital dos Pescadores já retomou o pronto-atendimento para pacientes não covid-19. Os leitos clínicos do hospital voltaram a funcionar no primeiro andar, com alas distintas para pacientes Covid e clínica geral, tendo separação física e equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais diferentes. Uma ampliação da estrutura da unidade também está prevista para os próximos meses, com a construção de 20 novos leitos clínicos e dez leitos de UTI.

 

Desde a última segunda-feira 23, as equipes da Policlínica Oeste, na Cidade da Esperança, também voltaram a acolher as demandas de ultrassonografias abdominal e transvaginal, punção de mama e tireóide, vasectomia, postectomia, grupo de tabagismo e linha de cuidado e atenção à obesidade. O fluxo para realização de consultas e serviços especializados acontece após marcação nas unidades básicas de saúde (UBS), onde o paciente passa pelo médico clínico geral e recebe o encaminhamento para realização dos procedimentos. No caso da vasectomia, basta o paciente demonstrar interesse em qualquer UBS para ser encaminhado ao médico especialista da Policlínica Oeste, além de passar por equipe multidisciplinar de enfermagem, assistência social e psicologia no local. 

 

A população da Zona Norte, por sua vez, ganhou mais um serviço. A Unidade de Saúde da Família do Nova Natal abriga agora um posto de coleta laboratorial, ampliando a oferta de realização de exames no Município. Para realizar a coleta, é necessário agendar os procedimentos na USF Nova Natal, apresentando requisição médica, cartão SUS e documento com foto. O agendamento é realizado de segunda à sexta-feira das 08h às 10h até o fim de agosto; em setembro, esse horário passa para das 13h às 15h. 

 

Além do posto de coleta na unidade de saúde do Nova Natal, a SMS/Natal disponibiliza outros pontos na cidade: UBS Pajuçara, Policlínica Norte, Unidade Mista de Felipe Camarão, Laboratório Municipal, Distrito Sul e Policlínica Zeca Passos. Natal mantém eficiência em vacinação contra a covid-19 Natal está entre as poucas capitais brasileiras que, desde a semana passada, já está vacina o público de pessoas a partir de 18 anos sem comorbidades contra a covid-19.