quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Wi-Fi Brasil: mais de 14 mil pontos de internet já foram entregues à população

 


O Ministério das Comunicações (MCom) alcançou a marca de 14 mil pontos gratuitos de internet do Programa Wi-Fi Brasil. O trabalho está beneficiando quase 9 milhões de pessoas em 3 mil municípios, sendo 79% (11.039) nas regiões Norte e Nordeste. O Rio Grande do Norte foi contemplado até agora com 441 pontos já instalados em 118 municípios.

 

Nas cidades onde o programa já funciona é implementado o ponto de inclusão digital e social, que assegura a conexão gratuita e de alta velocidade para quem mais precisa. A ativação do Wi-Fi Brasil nas localidades permite que moradores se conectem com mais pessoas, naveguem por uma rede sem fim de conhecimentos e explorem ferramentas digitais disponíveis na palma da mão.

 

"Levar internet para uma localidade com pouca ou nenhuma conexão, é também levar um serviço essencial para a população", justifica o ministro Fábio Faria. "Quando o MCom coloca essa antena em uma comunidade, a partir daquele momento, as pessoas passam a contar com acesso à internet gratuito e ilimitado, para o resto da vida", afirma.

 

Por padrão, as instalações são feitas em regiões com baixa conectividade. Mas em o Wi-Fi Brasil também está garantindo conexão via satélite, com alta velocidade, para mais de 10 mil escolas, sendo 91% delas situada na zona rural. Além dos estabelecimentos de ensino, mais 749 unidades de saúde e outros diversos espaços públicos, acessíveis a todas as pessoas da localidade, contam com conexão de internet.

 

A meta é levar internet a 15 milhões de brasileiros até o final de 2021.