segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Rio Grande do Norte é palco do primeiro Rally de kitesurf do mundo; evento segue até dia 14

Desafiar o vento e o mar por 500km, partindo de São Miguel do Gostoso até a localidade do Preá, no Ceará, praia vizinha à badalada Jericoacoara. 

A missão está sendo encarada por kitesurfistas que disputam o “Sertões Kitesurf 500km”, que já recebeu dois apelidos: Rally dos Ventos e Rally dos Mares. A prova começou no último dia 8 de outubro, no litoral potiguar, e termina no dia 14, no litoral cearense.

A competição inédita tem formato de travessia exclusiva para kitesurfistas com pranchas direcionais e bidirecionais, com características de um Rally de Endurance.

Todos os competidores largaram juntos, divididos por categoria e o tempo de cada competidor é validado pelo GPS individual. 

Durante o trajeto, os competidores passam obrigatoriamente pelos “waypoints”, onde devem validar a passagem e confirmação dentro do horário de corte “time target”.

O formato de competição é a soma do tempo cronometrado de todos os dias. Os resultados são apresentados diariamente ao final do dia e o vencedor da competição é o que tem o menor tempo acumulado ao final dos 5 dias de prova.

Nos 500km que separam São Miguel do Gostoso da praia do Preá, outros destinos conhecidos pelos praticantes de kite, como Cumbuco e Icaraizinho serão pontos de passagem e parada dos atletas.

A competição conta com estrelas do esporte como Bruna Kajiya, Reno Romeu, Fernando Fernandes, Marcela Witt, Guilly Brandão, Kauli Seadi, Gustavo Foerster entre outros.