quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Semdes promove comemoração das crianças do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal

 


A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), por intermédio da Coordenação do Projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), realizou nessa quarta-feira (13), a comemoração do Dia das Crianças dos alunos matriculados no projeto Amana. No total, 70 crianças receberam lancheirinhas contendo balas, chocolates, pipoca, pirulitos, entre outras guloseimas.

 A entrega dos kits aconteceu na sede do Centro de Convivência de Cidade Nova onde se reuniu os guardas municipais instrutores do Amana e as crianças assistidas pelas ações de segurança preventiva desenvolvidas no projeto. “Foi um momento de presentear os agentes mirins nesse dia especial que lembra a infância e de quanto é importante zelar por essa fase que é primordial para a formação do cidadão do amanhã”, comentou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

 O coordenador do Amana, Marconi Lucas, destacou a importância de entregar os kits em comemoração ao dia das crianças como um momento de confraternização e alegria de todos os alunos do projeto. “A homenagem é simples, mas o maior presente que podemos receber é quando somos lembrados, e o Amana vem através dessa ação lembrar que todos nós fomos crianças e nada melhor poder ver nesses meninos e meninas o crescimento de se tornarem adultos melhores”, disse.

 Durante a entregas das lancheiras, os guardas municipais distribuíram as atividades pedagógicas que são desenvolvidas em casa durante o mês de outubro. As atividades proporcionam ganhos intelectuais e mantêm a motivação utilizando os recursos disponíveis para manter o planejamento pedagógico com procedimentos presenciais e no lar

 Atualmente, o projeto Amana atende 70 crianças nos turnos manhã e tarde através de uma ação preventiva com foco voltado para conscientização ambiental gerida pela Semdes e operacionalizada pela Guarda Municipal do Natal (GMN).

 O Amana trabalha com uma grade curricular que levar informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.