parnamirim

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Defesa Civil de Natal passa por capacitação em procedimentos e instalação de abrigos provisórios

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) promoveu nessa segunda-feira (29), uma capacitação direcionada aos agentes de Defesa Civil de Natal, que puderam conhecer os Procedimentos e Recomendações para Instalação de Abrigos Provisórios, muito utilizados em situação de crise. A qualificação utilizou como modelo uma cartilha desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas).

 A capacitação foi ministrada pelo chefe do setor de Emergência e Calamidades Públicas da Semtas, StenioStephanio de Oliveira, que na oportunidade falou sobre a construção de abrigos provisórios, formação de equipes de trabalho, construção de rotinas, dormitórios coletivo, quartos para casais, além de toda a estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades de urgências como cozinha, refeições, almoxarifado, cuidados com crianças, pessoas idosas e deficientes e o processo de desinstalação do abrigo, após sanada a situação de crise.

 Além de todos os agentes da Defesa Civil, o momento foi acompanhado pelos servidores da pasta como estagiários, secretário, diretoria, chefes de setores, pessoal do administrativo e ainda contou com a participação de um representante da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil de Parnamirim, e de Ceará-Mirim.

 A chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Fernanda Jucá, falou da importância da capacitação como ferramenta de manter todo o pessoal operacional da capital apto para atuar em situações que vão requerer a instalação de abrigos provisórios, que é uma maneira de abrigar famílias e pessoas afetadas por situações de desastres e emergências. “O serviço de proteção e defesa civil exige a qualificação permanente do seu pessoal como forma de estarmos sempre prontos para enfrentar as adversidades e essa é mais uma capacitação que vem somar e melhorar a nossa resposta a desastres e emergências”, comentou.

 A Defesa Civil de Natal conta com equipes de plantão 24h todos os dias da semana. Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população.