sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

SESED realiza sonho natalino e menina de 9 anos se torna "policial militar por um dia”

A pequena Alexia Beatriz Silva dos Santos, de apenas 9 anos, ganhou nesta sexta-feira (10) um presente de natal. Por um dia, ela se tornou policial militar. O sonho foi realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que atendeu ao pedido que a criança fez ao escrever uma cartinha para a campanha Papai Noel dos Correios.

Na cartinha ao bom velhinho, Alexia falou sobre o seu desejo, e escreveu que sonha em “tirar a criminalidade das ruas”. Ela também se imagina usando uma farda policial. "Quero ficar bonita, de farda", disse ela.

Este ano a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) surpreendeu Alexia com a experiência de como ser uma Policial Militar por um dia. Na manhã desta sexta-feira (10), a SESED a presenteou com o seu próprio uniforme, e a levou para conhecer tanto a Escola de Governo, onde está localizada a Secretaria de Segurança, quanto o 1º Batalhão de Polícia Militar. Além disso, a jovem foi apresentada a algumas cerimônias e atividades militares, como o juramento a bandeira.

A campanha ‘Papai Noel dos Correios’ é uma iniciativa que reúne milhares de cartas escritas por alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas, crianças e adolescentes assistidas por projetos sociais, e por crianças em situações de vulnerabilidade social que esperam ser apadrinhadas.

*Maior turma feminina de praças do Brasil*

Recentemente, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou o encerramento do Curso de Formação de Praças de 2021 e formou um total de 290 novos soldados, sendo 197 mulheres. O elevado número de mulheres formadas faz do CFP 2021 a maior turma feminina de praças do país. 

O destaque feminino também se concretizou nas três primeiras colocadas do curso: A medalha Tiradentes, entregue aos primeiros colocados do curso foi recebida pela soldado Dahyane. A soldado Miranda foi a segunda colocada, enquanto a terceira colocação foi da soldado Isabelly. 

*Lei de equidade nas vagas*

A possibilidade de concretização do sonho da pequena Alexia tornou-se mais viável a partir da promulgação da lei de equidade de gênero, assinada pela governadora Fátima Bezerra em 27 de julho deste ano. De acordo com o texto, a lei promove a concorrência livre de vagas entre candidatos de ambos os sexos.