terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Walfredo Gurgel terá porta regulada a partir desta quarta-feira (15)

 O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, terá a porta de entrada regulada para pacientes da Região Metropolitana a partir desta quarta-feira (15), como medida para conter as constantes superlotações na unidade. Com as mudanças, somente os casos clínicos graves e politraumas, no caso dos municípios da Grande Natal, serão atendidos no Walfredo Gurgel. Para pacientes de outras regiões do Estado, as mudanças ainda estão sendo analisadas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e não tem data para implementação.

 A regulação para o Walfredo será feita por meio de uma filtragem, que deverá ocorrer a partir da análise do perfil do paciente a ser detalhado pelos municípios de origem à Central de Acesso às Portas Hospitalares. “Os profissionais que estarão em atuação nas ambulâncias dos municípios da Grande Natal irão ligar para a Central, que é composta por médicos e enfermeiros, os quais vão estar no Complexo de Regulação do Estado”, explica Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap.

 “Eles [os profissionais do Complexo de Regulação] vão ouvir sobre as condições do paciente vítima de trauma ou com necessidade de cirurgia e, a depender da complexidade, poderá ser conduzido ao Walfredo”, complementa Ramalho. Para o encaminhamento, os pacientes serão identificados com uma chave de acesso.

 Se o perfil for de baixa complexidade, esse mesmo paciente será encaminhado para outra unidade hospitalar, que será definida pela Central de Acesso. A secretária adjunta da Sesap garantiu que os procedimentos não irão provocar efeitos nos atendimentos, como morosidade, por exemplo. “A gente tem certeza [que não haverá morosidade], porque isso [regulação] já acontece em outros Estados. Nossa equipe da Central de Acesso visitou recentemente o Estado de Pernambuco para conferir como tudo funciona por lá”, afirmou.

 Já o paciente que procurar o Walfredo Gurgel por conta própria, será acolhido e passará por avaliação para receber uma classificação de risco. Se o caso for de alta complexidade, o atendimento será ofertado no local. Do contrário, o paciente é encaminhado para uma unidade referenciada, conforme explicou Lyane Ramalho.

 No mês passado, o comerciante José Willams Rocha, que era cardíaco, procurou o Hospital Walfredo Gurgel após sentir fortes dores no peito. Sem receber atendimento na unidade, ele foi levado pelo cunhado para o Hospital dos Pescadores, onde morreu após mais de 40 minutos de tentativa de reanimação.

Familiares do comerciante reclamam de descaso por parte dos profissionais do Walfredo. A Sesap abriu uma sindicância para apurar o ocorrido. Segundo Lyane Ramalho, da Sesap, uma campanha de orientação será veiculada nos próximos dias para conscientizar a população sobre a regulação da unidade hospitalar.

 “Todo esse processo de conscientização sobre as portas de urgência tem que ser feito de forma muito avaliativa, construído junto aos municípios e às regiões de saúde para que o paciente possa compreender esse fluxo. Fizemos uma campanha que vai ser veiculada nos próximos dias para que o paciente entenda qual é a porta a ser buscada em casos de necessidade”, atestou a secretária-adjunta da Sesap.

 “Mas, em nenhum momento ele [o paciente] poderá ser recusado. Por isso a regulação está sendo construída paulatinamente”, completou Lyane Ramalho em seguida. Segundo ela, o Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, também passará por regulação, mas ainda não há previsão de quando os processos irão começar na unidade. 

Tribuna do Norte