terça-feira, 29 de março de 2022

CODERN realiza reunião na FIERN sobre o Porto de Natal

 

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (29), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), para tratar de investimentos e melhorias que estão sendo realizadas visando o aumento na movimentação do Porto de Natal, além de discutir outras medidas futuras com o mesmo objetivo.

 A reunião teve a presença dos Diretores da CODERN, Ulisses Danilo Silva Almeida e Francisco Mont’Alverne Pires, que detalharam as melhorias implementadas nos últimos anos, somadas aos investimentos em curso de R$ 1,5 milhão, para melhoria da iluminação, recuperação asfáltica e outros serviços gerais.

 “Não se tem como pensar no desenvolvimento do Rio Grande do Norte sem olhar para o Porto de Natal. E isso precisa ser de forma conjunta, envolvendo os entes públicos e o setor privado, para que possamos aumentar as atividades desse equipamento que tem capacidade de atender a novas demandas de mercado e atrair novos clientes”, disse Ulisses.

 Na oportunidade, o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (COEX), Fábio Queiroga, elogiou as melhorias implementadas pela CODERN para otimizar a operação: “Os motoristas registraram os avanços positivos por parte do Porto de Natal na última safra. Temos que registrar que isso se deve principalmente ao sistema de agendamento da entrada de caminhões ao Porto”.

 Presente na reunião, o secretário Estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha, colocou-se à disposição para colaborar no que for possível para otimizar o funcionamento do Porto de Natal e fez algumas sugestões. Nessa mesma direção foi a opinião do empresário Luiz Roberto Barcelos (Agrícola Famosa).

 O vice-presidente da FIERN, Antônio Thiago Gadelha Simas Neto, elogiou a iniciativa da CODERN em se preocupar com o assunto. “Nós estamos vendo aqui uma discussão relevante, que precisa continuar com novas ideias e ações. A FIERN é partícipe do interesse em ver crescer o Porto de Natal”, afirmou.

 Também participaram da reunião como convidados da CODERN, Carlos Eduardo da Costa Almeida; o representante da PROGECO (Operador Portuário), Sérgio Henrique; e representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, FAERN, Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) e Sindicatos dos Arrumadores, Conferentes e Estivadores.