quinta-feira, 17 de março de 2022

Governo Federal vai investir na construção da Cidade da Moda para apoiar produtores têxteis do Seridó, no Rio Grande do Norte

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai destinar R$ 19 milhões para a construção e implantação da Cidade da Moda, na cidade de Acari, no Rio Grande do Norte. Nesta sexta-feira (18), o ministro Rogério Marinho assina ordem de serviço para o início das obras. O empreendimento, que integra a Estratégia Rotas de Integração Nacional [https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/rotas-de-integracao-nacional], tem como objetivo fortalecer os arranjos produtivos têxteis na região do Seridó, que se destaca pelas confecções de roupas, tecelagens e vendas de produtos do setor.

 Os recursos investidos pelo Governo Federal serão usados na construção de dez galpões industriais, um centro de convenções, uma praça de convivência, lojas e salas de capacitação. A previsão é que possam ser gerados 4 mil empregos diretos e indiretos em Acari e municípios próximos.

 Para o ministro Rogério Marinho, a Cidade da Moda, assim como outras iniciativas das Rotas de Integração Nacional, são muito importantes, sobretudo porque levam em consideração o pequeno produtor. “Na hora em que eles se unem, ganha-se escala, por exemplo, para fazer compras, para capacitação técnica e para ter acesso a mercados que, de outra forma, eles não teriam”, destaca. “É um círculo virtuoso e, por isso, temos a preocupação em estimular essas ações por todo o Brasil. A Rota da Moda vem exatamente nesse sentido e estamos criando as condições para que os produtores locais possam expandir sua atuação e levar desenvolvimento para a região do Seridó”, afirma Marinho.

 Até agora, já foram repassados R$ 3,15 milhões para a construção da Cidade da Moda. O restante dos valores será transferido quando as obras físicas alcançarem 90% de execução. A estrutura será uma das unidades produtivas inseridas no âmbito do Polo da Moda do Seridó, que integra a Rota da Moda. O Polo foi oficialmente reconhecido pelo MDR em fevereiro deste ano [http://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/mdr-reconhece-novos-polos-das-rotas-de-integracao-nacional-no-rio-grande-do-norte].

 Rotas

 As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR. Buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

 Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).