parnamirim

quarta-feira, 16 de março de 2022

Natal intensifica cuidados com a dengue e inicia operação do “carro fumacê” na zona Sul

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) alerta a população da capital para se manter vigilante aos cuidados de prevenção ao mosquito da dengue. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) voltaram a realizar visitas intradomiciliares no município, após ações peridomiciliares durante a pandemia do coronavírus, e puderam constatar focos de Aedes Aegypti no bairro Pitimbu. Na manhã desta quarta-feira (16), o CCZ passou a utilizar a técnica UBV, popularmente conhecido como carro fumacê, para dispersar defensivos contra o mosquito da dengue na comunidade.

 Além disso, a SMS planeja executar um cronograma de visitas dos agentes de endemias em todas os imóveis do bairro, para vistoria de possíveis locais onde pode haver proliferação do mosquito, além de realizar um trabalho educativo com os moradores. A mesma ação também será intensificada nos bairros vizinhos e demais zonas de Natal. De acordo com amostragens clínicas e análises laboratoriais, a SMS Natal vem estudando a região para intensificar as ações. Mas os cuidados também devem se estender a toda a cidade, especialmente com a colaboração da população em suas próprias casas, ambiente de trabalho e vias públicas.

 “A pulverização através da UBV acontece em quatro ciclos, sendo cada ciclo com três dias de intervalo, com início às 06h da manhã. Pedimos à população que possa manter portas e janelas abertas para maior efetividade dessa ação”, comenta Vaneska Gadelha, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.

 A dengue ocorre por contato direto com vírus por meio da picada do Aedes aegypti, Aedes albopictus. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nos olhos, mal estar, náusea, falta de apetite ou manchas vermelhas no corpo. No caso de estar com algum desses sintomas é aconselhado procurar orientação médica e fazer uso de barreiras físicas, como mosqueteiros no momento de descanso e repelente. Para prevenção no imóvel, é aconselhado que acondicione bem os depósitos de armazenagem de água, evitar deixar lixo em vias públicas e ainda água da lavanderia ou caixa de gordura exposta a céu aberto.