segunda-feira, 14 de março de 2022

Papa Francisco faz pedido sobre conflito entre Rússia e Ucrânia: “Pelo amor de Deus parem esse massacre”

 

 O papa Francisco usou as palavras “barbárie” e “massacre” para se referir à guerra na Ucrânia neste domingo (13). Na presença de fiéis, o pontífice pediu o fim “imediato” do conflito, citando a morte de “crianças, inocentes e civis indefesos” no lado ucraniano.

 As palavras foram proferidas durante a oração de Angelus, recitação realizada semanalmente na Praça de São Pedro, no Vaticano. Depois de pedir, “em nome de Deus”, pelo fim da guerra, Francisco realizou uma oração silenciosa pela paz.

 Eis a íntegra do discurso do papa Francisco:

 “Irmãos e irmãs, “Rezemos à Virgem Maria. Nesta semana, a cidade que leva o seu nome, Mariupol, se tornou uma cidade mártir desta guerra que está devastando a Ucrânia.

 “Diante da barbárie, da matança de crianças, de inocentes e civis indefesos, não existem razões estratégicas suficientes [para a guerra]

 “Essa guerra precisa acabar imediatamente, antes que se reduzam aos cemitérios. Com dor no coração, uno a minha voz às pessoas comuns que imploram pelo fim da guerra. Em nome de Deus, se escute o grito de quem sofre, e se ponha fim aos bombardeios e aos ataques. Que se invista nas negociações, e que os corredores humanitários sejam efetivos e seguros.

 “Em nome de Deus, peço: parem esse massacre. Gostaria, mais uma vez, de exortar ao acolhimento de muitos refugiados, nos quais está presente Cristo, e agradecer a grande rede de solidariedade que se formou.

 “Peço a todas as comunidades diocesanas e religiosas que aumentem os momentos de oração pela paz. Deus é o Deus da paz, e não da guerra. E quem apoia a violência profana o Seu nome.

 “Vamos rezar em silêncio por quem sofre, e para que Deus converta os corações a uma firme vontade de paz.”.

 Poder 360