terça-feira, 22 de março de 2022

Unimed Natal ilumina prédios de roxo para conscientizar sobre epilepsia

No mês em que se comemora o Purple Day, a Unimed Natal iluminou com a cor roxa os prédios administrativos e dos serviços próprios. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de se abordar os sintomas, causas e tratamentos da epilepsia.

O que é o Purple Day?

Em 26 de março o mundo veste roxo durante o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia. A data foi Instituída em 2008 e foi batizada de Purple Day.  A proposta é gerar uma reflexão sobre a epilepsia. O esforço se propõe também a derrubar estigmas de uma sociedade que ainda se assusta – e discrimina – as vítimas da síndrome, que se manifesta na forma de crises, algumas mais fracas, outras mais sérias.

A epilepsia não é contagiosa, e afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma espécie de desorganização dos sinais elétricos do cérebro capaz de provocar convulsões. Na maioria dos casos, as crises desaparecem de maneira espontânea, mas tendem a se repetir em períodos aleatórios. A origem pode estar ligada a problemas no parto, quedas que tenham afetado o sistema nervoso, e malformação do córtex cerebral.

 Unimed Natal

O Núcleo de Terapias Especiais (NTE),  situado na Central de Atendimento da rua Apodi- Centro de Natal - disponibiliza uma equipe multiprofissional para realizar o diagnóstico e inciar a terapêutica adequada pra cada caso.