terça-feira, 19 de abril de 2022

Álvaro Dias lança Plano Diretor de Tecnologia da Informação e empossa Conselho de C&T

 

Nesta terça-feira (19), Natal deu um passo importante em direção a esse objetivo com o lançamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), documento que detalha os processos de TI que a Prefeitura utiliza para gerenciar suas operações e serve de guia para a tomada de decisões relacionadas setor, priorizando e implementando tarefas conforme o plano criado. A solenidade que contou com a presença do prefeito Álvaro Dias também marcou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT).

 Álvaro Dias celebrou a finalização do Plano Diretor de Tecnologia e lembrou que ao longo de sua gestão a Prefeitura avançou muito nessa questão. Ele lembrou do apoio oferecido à implementação do Parque Tecnológico Metrópole Digital, iniciativa consolidada que conta com 77 empresas incubadas, gerando mais de 1.200 empregos diretos: “Ampliamos o raio de atuação do Parque para uma área de dois quilômetros, incrementamos o apoio por meio de renúncia fiscal de ISS, ajudando a atrair novos investimentos. Só em 2021, foram renunciados mais de R$ 2 milhões em receitas”, destacou.

 O prefeito recordou ainda que foi em sua administração que Natal recebeu duas edições da Campus Party, evento referência do setor de tecnologia e informação. Além disso, a Prefeitura também disponibilizou o aplicativo Natal Digital que já conta com mais de 44 mil contas criadas e 37 mil downloads feitos. A rede de fibra óptica da cidade também foi ampliada, possibilitando que 25 órgãos municipais, 131 escolas públicas e 80 unidades de saúde fossem contempladas com essa tecnologia.

 As melhorias no portal da transparência, nos sistemas de emissão de licenças e alvarás e a modernização do portal Directa também foram mencionadas pelo chefe do executivo municipal. Por fim, Álvaro Dias ressaltou a importância do trabalho em tecnologia da informação desenvolvido pela Prefeitura ao longo da pandemia, falando sobre a criação da página oficial para informar a população sobre as ações realizadas pela gestão relacionadas ao enfrentamento ao coronavírus, bem como o site com informações sobre a campanha de vacinação.