parnamirim

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Prefeitura inicia instalação de 300 abrigos de passageiros

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, deu início à instalação de 300 novos abrigos por toda a cidade. O primeiro trecho que está sendo contemplado é na avenida Doutor João Medeiros Filho, importante corredor de transporte da zona norte. Na sequência, os demais corredores de transporte receberão os novos equipamentos. 

De acordo com o planejamento do departamento de estudos e projetos da STTU, o critério para instalação dos abrigos é de atender aos locais onde não há estrutura de abrigo de passageiros. O contrato prevê o fornecimento de 300 abrigos por ano, nos próximos cinco anos, contemplando um total de 1.500 novas estruturas distribuídas nas quatro regiões da cidade. Além do abrigo, serão instalados: a iluminação, acessibilidade (onde for necessário), sinalização indicativa de ponto de ônibus, também em braile.  O investimento é da ordem de R$ 5,5 milhões. 

A cidade conta hoje com cerca de 1.960 pontos de parada, mas nem todos comportam abrigos por causa das calçadas. Os abrigos não podem comprometer a passagem do pedestre na calçada, nem dos cadeirantes. Daí o fato de em determinados locais existirem somente os pontos de ônibus sem a estrutura adequada. 

De acordo com a secretária Daliana Bandeira, "esse é mais um esforço que estamos buscando em dar mais conforto aos usuários do transporte. A gente sabe que a população aguarda há muito tempo, mas agora daremos uma grande cobertura com estes novos abrigos”.

Obras do Terminal das Rocas

A Prefeitura do Natal, por meio da STTU, dará início na próxima segunda-feira 11 à reforma do Terminal das Rocas, importante equipamento para os usuários do transporte público e rodoviários. 


Com investimento de R$ 256.701,07, a obra contempla pintura, adequação nas instalações elétricas, hidrossanitárias, acessibilidade e revisão da cobertura. O prazo de reforma será de 120 dias. Com o início das obras, o terminal será transferido para o Mercado das Rocas, onde acomodará temporariamente os ônibus e os operadores. 


De acordo com a secretária Daliana Bandeira, “a obra é mais um esforço da secretaria em dar melhores condições aos usuários do transporte da nossa cidade”.