quinta-feira, 2 de junho de 2022

No mês junino artesãos natalenses ganham espaço para exposição na loja Ferreira Costa

  

Com o objetivo de ampliar espaços e promover a inserção do artesanato no consumo local, a secretaria  municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas  retornou sua  importante parceria com a rede de home centers Ferreira Costa para mais uma edição.  O espaço vai contemplar 40 artesãos, que farão exposição dos seus trabalhos para comercialização em formato de rodízio, entre eles uma associação da economia solidária com comidas típicas da região, todos credenciados pela Semtas.

 A parceria entre a Semtas e a Ferreira Costa visa valorizar a produção local por meio do incentivo ao consumo de artigos e peças artesanais. A exposição do artesanato é parte do processo de fomento do artesão e  tem por finalidade executar as ações de preservação, incentivo, promoção e divulgação dos produtos genuinamente natalense.

 Para a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão, a parceria por meio de um espaço para exposição do artesanato natalense vem para consolidar um trabalho sólido de apoio e reconhecimento do artesão e da economia solidária no município.

 “Esse espaço cedido pela loja Ferreira Costa favorece diretamente aos artesãos, é uma oportunidade de trabalho e renda. A parceria marca também a celebração de compromissos assumidos na gestão: de valorização e apoio ao setor do artesanato natalense. Agradecemos a toda a equipe da Ferreira Costa por continuarmos com nossa parceria, permitir que os nossos artesãos continuem fazendo aquilo que é mais importante, comercializando, divulgando nossa cultura e compartilhando com a sociedade os trabalhos manuais feitos por eles, gerando economia para a nossa cidade e suas famílias”, comentou a titular da Semtas, Ana Valda Galvão.

 O espaço com os produtos do artesanato vai funcionar no hall de entrada da loja, por onde circulam diariamente cerca de 2.500 pessoas. Os artesãos vão trabalhar em regime de rodízio e em dois turnos: pela manhã das 9h às 14h e das 15h às 20h, exceto aos domingos, que funcionará em formato diferenciado das 09h00 às 13h00 e da tarde de 14h00 às 18h00.

 De acordo com a gerente adjunta da Ferreira Costa,  Diana Alencar, “a rede tem um propósito que é crescer junto com as pessoas, sabemos que a economia não está fácil e precisamos apoiar a população local. Pensando nisso, desenvolvemos junto com a Semtas um projeto de acolhimento aos artesãos como forma de apoio e acolhimento à economia solidária. Durante o período de 30 dias receberemos em nossa loja 40 profissionais onde dividimos em turmas de 10 pessoas, manhã e tarde abrindo novas turmas para um novo período de 15 dias. Dando oportunidade aos artesãos mostrarem seus produtos e gerar renda para suas famílias, achamos muito gratificante essa parceria”, afirmou

 Fomento ao artesanato

 As ações de fomento ao artesanato já são desenvolvidas pela Semtas, como a realização de feiras e exposições para a venda de produtos artesanais, integração de iniciativas relacionadas ao artesanato e à troca de experiências e aprimoramento de gestão de processos e produtos, realização de oficinas e ações educativas para aprimorar o trabalho dos artesãos, entre outras.

 As ações da secretaria visam oferecer recursos para incluir os artesãos da cidade na cadeia produtiva, oferecendo os mecanismos necessários para a geração de renda e autonomia financeira pela atividade e firmando parcerias com instituições privadas.