segunda-feira, 28 de julho de 2025

Arquidiocese inicia comemorações pelo centenário de Dom Heitor


 A Arquidiocese de Natal dará início nesta terça-feira (29), às celebrações do centenário de vida de Dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito que completa 100 anos em 2026. A abertura do ano jubilar acontecerá na Catedral Metropolitana de Natal com uma programação religiosa e cultural aberta ao público.

Às 11h, será celebrada uma missa em ação de graças, presidida pelo atual arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso. À noite, a partir das 19h, o público poderá acompanhar um concerto especial com o Coro e Orquestra da Apresentação, sob a regência do maestro Alexandre Barros de Carvalho. No repertório, composições sacras e populares.


Dom Heitor


Dom Heitor de Araújo Sales nasceu em 29 de julho de 1926, na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. Foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 1950, e sagrado bispo para a Diocese de Caicó, em 16 de julho de 1978. Em 27 de outubro de 1993 foi nomeado arcebispo metropolitano de Natal, função que desempenhou até 26 de novembro de 2003, quando se tornou arcebispo emérito.

Durante os dez anos em que esteve à frente da Arquidiocese de Natal, Dom Heitor restaurou a antiga residência episcopal; restaurou e ampliou o Seminário de São Pedro; criou um governo colegiado com a instituição dos Vicariatos Episcopais; restaurou o Diaconato Permanente; promoveu retiros para o clero, em outros países; implantou pastorais, entre elas a Comunicação e a do Dízimo; criou 15 paróquias e ordenou 44 padres. Foi durante o governo dele, que o Papa João Paulo II beatificou os Mártires de Cunhaú e Uruaçu, em 5 de maio de 2000.


Fonte: Tribuna do Norte 

Foto: Divulgação 

Ceará Mirim