A diretoria do Sindicato das Empresas de Rádio, Televisão, Jornais, Portais e Revistas do Rio Grande do Norte (Midiacom-RN) foi empossada na manhã desta segunda-feira (14) em um evento no Hotel Escola Barreira Roxa, em Natal, com a presença de representantes dos principais veículos de comunicação do estado, além de autoridades locais e nacionais, como o mistro das Comunicações Frederico de Siqueira Filho. O Midiacom tem como objetivo fortalecer a representatividade do setor e promover a defesa jurídica, sindical e econômica das empresas de mídia potiguares.
O RN é o quinto estado do País a criar o sindicato, fruto de um movimento nacional promovido pela Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) e pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Thiago Lajus (Inter TV Cabugi), presidente do Midiacom, disse que a atuação da diretoria se dará em torno da capacitação de trabalhadores e dos próprios veículos e da defesa da liberdade de imprensa.
“Nós atuaremos firmemente na representatividade dos interesses do nosso negócio, num cenário tanto estadual quanto federal. Existem várias pautas em andamento no Congresso e no Senado que atingem diretamente o nosso modelo de negócio, então, é importante que o Midiacom esteja atento a essas pautas. E, da mesma forma, atuaremos firmemente junto à liberdade de imprensa”, frisou.
Lajus pontuou que o sindicato é primordial, especialmente frente a mudanças como o uso de inteligência artificial (IA) e de outras tecnologias como o 5G. “Com a IA, a gente vive momentos de ruptura e transformação. É um movimento que envolve totalmente nosso negócio, podendo contribuir enormemente com ele, mas é importante estarmos atentos, sobretudo a questões como ética e capacitação. A inteligência artificial é uma ferramenta, portanto, ela não pode provocar substituições”, falou.
O evento contou com uma palestra sobre inteligência artificial na comunicação brasileira, ministrada por Marco Túlio Nascimento.
O ministro Frederico Siqueira Filho, das Comunicações, ressaltou que o Midiacom irá beneficiar, inclusive, o novo padrão televisivo (TV 3.0), que garante mais interatividade e mais qualidade de imagem e som aos conteúdos veiculados. O modelo será implementado pelo Governo Federal até a Copa do Mundo de Futebol de 2026. “O Midiacom é uma iniciativa muito importante para a radiodifusão do Rio Grande do Norte, principalmente nesse momento de grandes transformações, como a TV 3.0 que está sendo lançada pelo governo”, afirmou.
O presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) Flávio Lara Resende defendeu que a iniciativa seja expandida para todo o País. “O Midiacom é fundamental porque junta as diversas mídias em uma única associação, em um modelo a ser seguido em todos os estados para fortalecer a comunicação do País”, comentou.
Fernandes Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna, ocupa a vice-presidência de Jornais, Portais e Revistas do Midiacom. Ele destacou que a ideia é consolidar os interesses e necessidades do setor. “Vamos buscar soluções para as nossas dores. Nosso entendimento passa pela captação de treinamento, qualificação e cursos para os nossos colaboradores e para os empresários, com foco na área de gestão e de novos negócios, ao mesmo tempo em que se busca regulamentar o mercado como um todo para atrair justamente esses novos negócios”, sublinhou.
Repercussão
Para Raniere de Andrade (Rede Tropical de Comunicação), tesoureiro do Midiacom, a união inédita de diferentes veículos no Estado fará a diferença frente aos inúmeros desafios pelos quais passa a comunicação potiguar. “É uma união que visa defender o mercado, a informação e o consumidor final. Estamos diante de um momento de fakenews e de pessoas trazendo opiniões e fazendo dinheiro em cima disso, o que provoca um efeito na credibilidade do setor. Por isso, acredito que essa unificação pode gerar um impacto positivo, porque tem muita gente séria no mercado”.
Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), vice-presidente de TV do Midiacom, explicou que fazer parte desse movimento é fundamental, dada a relevância que a televisão tem no estado. “No RN a gente tem uma das maiores médias de tempo das pessoas expostas à TV, que são mais de 5 horas por dia. Então, para mim, fazer parte dessa associação significa contribuir para uma comunicação de qualidade”, falou.
Felinto Filho, (Grupo Dial), vice-presidente de Rádio do Midiacom, explicou que o sindicato irá juntar profissionalismo a um novo olhar voltado à comunicação. “O Midiacom vai proporcionar um elo do importante mercado da comunicação. E o rádio se beneficia muito fortemente disso”, explicou Felinto.
O vice-presidente de Relações Sindicais , João Soares (Band RN), disse que a palavra de ordem no âmbito do Sindicato é “diálogo”. “Nosso papel é o de fortalecer os negócios, em um trabalho que possa envolver questões trabalhistas e acordos”, comentou.
O evento desta segunda contou também com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT) e do prefeito de Natal Paulinho Freire (União). “Temos que saudar o Midiacom pelo fortalecimento do jornalismo potiguar. Isso se faz muito importante principalmente levando em consideração os tempos de desinformação. Esperamos que, de fato, o sindicato exerça um papel de compromisso com o setor”, disse a governadora. Já o prefeito comentou que o Midiacom irá permitir o diálogo entre variadas frentes. “É um movimento que irá estreitar laços com o empresariado, a iniciativa privada, além das gestões municipal e estadual para que se possa levar informação da melhor maneira possível à população”, falou Paulinho Freire.
Fonte: Tribuna do Norte
Foto: Adriano Abreu