quinta-feira, 24 de julho de 2025

Flavio Bolsonaro apresenta pedido de impeachment de Moraes ao Senado

 


O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou nesta quarta-feira (23) um pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes. A iniciativa ocorre após as medidas cautelares que proibiram o ex-presidente Jair Bolsonaro de se manifestar nas redes sociais e em meios de comunicação.

Segundo o senador, Moraes violou o direito de liberdade de expressão ao “calar Jair Bolsonaro por completo”, o que, segundo ele, afeta também o direito da população ao acesso à informação e compromete o debate democrático.

Flávio acusa Moraes de agir com “protagonismo político” e de adotar posturas incompatíveis com a função de magistrado. Ele afirma que o ministro censura comunicações privadas, interpreta reuniões diplomáticas como atos suspeitos e antecipa juízos de culpabilidade.

No pedido, o senador cita episódios envolvendo Dilma Rousseff e o atual ministro do STF, Cristiano Zanin — quando ainda era advogado de Lula — para alegar que o Supremo tem agido com “critérios ideológicos seletivos”, ao permitir manifestações semelhantes no passado por figuras da esquerda sem impor sanções.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou sobre o pedido.


Fonte: Portal Grande Ponto 

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado e Antonio Augusto/STF

Ceará Mirim