quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Prefeitura do Natal rebate Governo e reafima implantação do Parque Linear

 


A Prefeitura do Natal reagiu duramente à nota publicada pelo Governo do Estado sobre o projeto do Parque Linear, previsto para a Avenida Roberto Freire. Segundo a gestão municipal, a capital potiguar terá sim um parque e que o modelo será definido a partir de estudos técnicos ambientais, de flora, fauna e viabilidade legal.

Em resposta ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), que sinalizou na tarde desta quarta-feira (22) que não deve licenciar o projeto original apresentado pela Prefeitura , o Município acusou o órgão estadual de adotar uma postura radical e sem compromisso com o diálogo e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.

Segundo a nota, o Idema estaria desprezando outros valores constitucionais, como lazer, turismo, geração de renda e a própria vontade popular, expressa no Plano Diretor de Natal — recentemente revisado —, que apontou a necessidade de implantação de um equipamento urbano voltado à qualidade de vida e ao bem-estar da população.

A Prefeitura reforça em sua resposta que eventuais supressões vegetais, apontadas pelo órgão como justificativa, serão compensadas em dobro, conforme as regras ambientais, lembrando que “o mundo inteiro já trabalha com a lógica da compensação ambiental”.

O texto cita como exemplo a construção do Shopping RioMar, em Recife, que utilizou parte de área de mangue, e destaca que a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) incentiva empreendimentos sustentáveis, como o Bosque dos Namorados e as trilhas dentro do Parque das Dunas.

Encerrando a nota, o Município garante que a população “deve ficar tranquila”, pois Natal terá um parque equilibrado, onde conviverão preservação ambiental, lazer e desenvolvimento urbano, e reafirma o compromisso da gestão com o avanço da sustentabilidade na capital.


Confira nota na íntegra:

NOTA

O Município reafirma que Natal terá um parque. E, sua tipologia dependerá do estudo que está sendo feito sobre a Flora, Fauna e avaliação ambiental e legal existente na atualidade.

O IDEMA demonstra, mais uma vez, uma postura radical e falta de compromisso com o diálogo e com o desenvolvimento sustentável do RN.

O Instituto despreza ainda, outros valores constitucionais como lazer, turismo, geração de renda e sobretudo, a vontade da população que apontou no Plano Diretor - recentemente revisado -, contribuições para se fazer próximo à avenida Roberto Freire, um equipamento para lazer, qualidade de vida e bem estar.

Por oportuno, cabe lembrar que eventuais supressões vegetais serão compensadas em dobro e ressalte-se que o mundo todo já trabalha com a lógica da compensação. Como exemplo, podemos citar a construção do Shopping Rio Mar em Recife, que foi construído utilizando parte de um mangue daquela cidade.

A própria legislação do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação, lei federal 9985/2000) incentiva equipamentos como o que a Prefeitura de Natal pretende e irá implantar. Prova disso é o próprio Bosque dos Namorados e trilhas dentro do próprio Parque das Dunas.

A população deve ficar tranquila, pois a Cidade do Natal terá um parque equilibrado onde irão conviver todos os valores constitucionais mencionados acima.

Natal continuará avançando em Sustentabilidade.


Fonte: Bnews Natal 

Foto: Reprodução/Bnews