quinta-feira, 17 de julho de 2025

Volta do IOF desmoraliza maioria na Câmara e Senado

 


A decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes desta 4ª feira (16.jul.2025) de restabelecer a vigência do decreto do governo Lula que aumentou o IOF (Imposto de Operações Financeiras) representa uma vitória para o Planalto e uma derrota relevante para o Congresso.

Deputados e senadores da oposição classificaram a retomada da cobrança de alíquotas mais altas do imposto como uma afronta à decisão do Legislativo, que havia revogado o aumento do tributo. Em 25 de junho, Câmara e Senado aprovaram um PDL (projeto de Decreto Legislativo) para sustar os efeitos de decretos presidenciais com mudanças no IOF.

Na Câmara, foram 383 votos a favor e 98 contra. O placar foi descrito por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “acachapante” na época. Foi a pior derrota de Lula em seu 3º mandato no Legislativo. O Senado aprovou o projeto no mesmo dia, com votação simbólica.


Fonte: Poder360

Foto: Reprodução 

Argentina: Justiça intima Cristina Kirchner e mais 8 condenados por corrupção a pagarem R$ 3 bilhões por “dano causado ao erário”

 


Um tribunal da Argentina determinou na terça-feira, 15, que Cristina Kirchner e outros oito condenados por corrupção paguem, juntos, 684,99 bilhões de pesos argentinos (cerca de R$ 3 bilhões), segundo decisão divulgada pela imprensa local. A defesa de Kirchner não informou se irá recorrer da decisão.

A ex-presidente Kirchner (2007-2015) foi condenada em junho a seis anos de prisão e à inelegibilidade política perpétua por administração fraudulenta na concessão de obras viárias durante seu mandato. Atualmente, cumpre a pena em prisão domiciliar.

Após uma perícia oficial sobre o “dano causado ao erário”, o tribunal determinou que Kirchner e os demais condenados paguem, em conjunto, a soma de 684,99 bilhões de pesos argentinos.

A decisão não especifica quanto cada um deverá pagar. O valor “deverá ser depositado em conta à disposição do tribunal no prazo de dez dias úteis”, conforme o documento. Esse prazo se estende até 13 de agosto devido ao recesso do Judiciário argentino.

Caso o pagamento não seja realizado, a Justiça confiscará valores e leiloará os bens já bloqueados dos condenados, conforme previsto no despacho.

Na última declaração de bens feita à Oficina Anticorrupção em 2023, Cristina Kirchner informou possuir um patrimônio de quase 250 milhões de pesos argentinos (cerca de R$ 1,125 milhão).

Segundo informações da imprensa local, a ex-presidente também tinha diversos imóveis, que foram transferidos para seus dois filhos há alguns anos.

Fonte: Estadão 

Foto: Emiliano Lasalvia/AFP

Crusoé: Não parece, mas Genial/Quaest é desastrosa para Lula

 


Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta, 16, apontou um ligeiro aumento da aprovação do governo Lula, de 40% em março para 43% em julho. A desaprovação caiu de 57% para 53% no mesmo período.

A melhora no cenário pode ser explicada pela reação presidencial ao tarifaço de Donald Trump.

Mas outros dados da mesma pesquisa mostram que a situação não está nada fácil para o governo.

“Essa pesquisa é muito ruim para o governo“, diz o cientista político Leonardo Barreto, colunista de Crusoé e sócio da ThinkPolicy.

Quase 80% dos que responderam acham que as tarifas aos produtos brasileiros prejudicariam sua vida.

Além disso, pela primeira vez, os brasileiros estão mais pessimistas que otimistas em relação ao futuro da economia.

Em julho, 43% disseram que a economia tende a piorar nos próximos doze meses. Outros 35% afirmaram que irá melhorar.

Em maio, o dado era invertido: 45% estavam otimistas e 30%, pessimistas.

O desânimo é geral: 56% acham que está mais difícil conseguir emprego hoje que há um ano; 80% pensam que o poder de compra do brasileiro piorou em um ano.

Lula e os bolsonaristas estão disputando entre si quem deve ser responsabilizado se as tarifas vierem mesmo a ser implementadas. Mas os eleitores tendem a culpar o governo federal quando percebem uma piora na condição de vida.

Segundo a Genial/Quaest, cerca de 26% dos entrevistados atribuem o anúncio de tarifas por parte de Trump às falas de Lula durante encontro dos Brics. “Esse dado é horroroso para o governo. Lula é visto como a pessoa que provocou uma crise, a qual 80% dos brasileiros acham que será ruim“, diz Barreto.


Fonte: O Antagonista

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Câmara acelera PL que facilita retirada de invasores de propriedade privada

 


O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (16), a urgência de projeto de lei para permitir que proprietários possam solicitar força policial para a retirada de invasores de propriedade privada, independentemente de ordem judicial.

A matéria busca alterar o Código Civil para “permitir expressamente” que proprietários possam solicitar o apoio da polícia para expulsar os invasores.

A aprovação da urgência, que acelera a tramitação, contou com 347 votos “sim” e 107 votos “não”.

A matéria, na forma de relatório apresentado pelo deputado Zucco (PL-RS) foi aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) em dezembro do ano passado. Na ocasião, o texto contou com 39 votos “sim” e 15 votos “não”.

“Infelizmente, no contexto atual, é preciso dizer o obvio: a polícia pode interromper o ilícito. O proprietário pode ter o auxílio da polícia para retirar os invasores. Essa medida é basilar a um estado que busca segurança e progresso, mas tem sido desvirtuada por entendimentos equivocados de gestores e até mesmo de magistrados”, defendeu o relator na ocasião.

Fonte: CNN

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Rota 22 promoveu 20 eventos no RN e já passou por todos os 167 municípios

 


O projeto Rota 22, uma iniciativa do Partido Liberal (PL) em parceria com o Instituto Álvaro Valle, fechou o primeiro semestre com 20 eventos realizados no Estado, sendo 16 oficinas e 4 seminários abrangendo todas as regiões do estado. E agora em julho tem atividades nas regiões  Agreste, Trairí, Potengi e Metropolitana.

"O modelo adotado no Rio Grande do Norte, com dezenas de encontros realizados em diferentes regiões, além das equipes precursoras que visitaram todos os 167 municípios, será replicado em outros estados do país nos próximos meses", destaca Rogério Marinho, secretário-geral do PL nacional e presidente estadual da legenda, ressaltando que o Rota 22 tem sempre o foco em levantar os principais gargalos locais e propor soluções com base em evidências, diálogo e experiência administrativa.

Com o propósito de fortalecer os laços entre a sociedade civil e o partido, valorizando o diálogo e a construção coletiva de propostas; o projeto possibilitou um diagnóstico detalhado das dificuldades do Estado, por região. "É uma base sólida de informações que eleverá o debate em torno de ações concretas que irão impactar na vida de quem mais precisa de políticas públicas", disse Rogério Marinho.


AGENDA


Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.

Ainda neste mês de julho, serão realizadas as oficinas na região Agreste no dia 22, em Passa e Fica, e no dia 23, em Goianinha. No dia 2 de agosto haverá o grande Seminário, em Santo Antônio, reunindo lideranças do Agreste, Trairí e Potengi.

Na agenda do Projeto Rota 22, ainda tem oficina em Parnamirim, no dia 6 de agosto, em Extremoz, no dia 7 de agosto, e Seminário da Região Metropolitana, em Natal, no dia 16 de agosto.




Prefeitura já realizou a limpeza em cerca de 50% da rede de drenagem de Natal

 


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), alcançou a marca de mais de 180 km da rede de drenagem desobstruída em Natal, o que representa quase 50% de toda a rede de drenagem do município que possui 400 km de extensão. 

Com o auxílio dos caminhões de hidrojato e sucção, aproximadamente 14 mil toneladas de resíduos foram retiradas da rede de drenagem, como  pneus, garrafas e entulhos.

A Prefeitura do Natal também já realizou a limpeza em 1200 bocas de lobo e 294 poços de visita. 

“Com o cronograma de limpeza da rede de drenagem que foi implantado, inúmeros locais tiveram transtornos minimizados. O serviço garante o bom funcionamento do sistema que evita alagamentos", esclareceu Shirley Cavalcanti, titular da Seinfra.

Foto: Divulgação 

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Lula abre licitação de R$ 98 milhões para comunicação digital


 A Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) abriu uma nova licitação para contratar 3 empresas que vão gerenciar a comunicação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O processo prevê investimento de R$ 98,3 milhões com contrato de 12 meses, podendo ser prorrogado.

A iniciativa substitui licitação anterior de R$ 197,7 milhões que o TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu em junho de 2024 depois de identificar indícios de fraude, a partir de um suposto vazamento das propostas das licitantes. Em agosto do ano passado, a licitação foi revogada.

Na época da licitação anterior, a Secom era comandada por Paulo Pimenta. Hoje, o ministro Sidônio Palmeira é o titular da secretaria.

Em abril, Sidônio disse que duas questões estruturais explicavam parte da perda de apoio do governo federal: o avanço da “extrema-direita” nas redes sociais, com a proliferação de discursos de ódio e fake news, e a ausência de uma narrativa clara sobre a situação do país quando Lula reassumiu o poder.

Segundo o edital, as empresas contratadas serão responsáveis por:

  • prospecção, planejamento, desenvolvimento, implementação de soluções de comunicação digital;
    moderação de conteúdo e de perfis em redes sociais, análise de sentimentos e o desenvolvimento de proposta de estratégia de
  • comunicação nos canais digitais com base na inteligência dos dados colhidos;
  • criação e execução técnica de projetos, ações ou produtos de comunicação digital;
  • desenvolvimento e implementação de formas inovadoras de comunicação, destinadas a expandir os efeitos da ação de comunicação digital, em consonância com novas tecnologias.

A licitação se dá em um momento em que o governo federal está reformulando sua estratégia de comunicação. A gestão Lula tem se focado em temas como a defesa da tributação dos mais ricos e na divulgação de ações do Planalto voltada para a população de baixa renda.

Em um dos documentos de orientação para as empresas interessadas no edital, o governo diz que, “ao invés de focar exclusivamente em uma campanha ou em ações contra desinformação e fake news, esta licitação busca proativamente apresentar à população os benefícios concretos das políticas públicas, com uma linguagem acessível, envolvente, inspiradora e contínua”.

Conforme o texto, o objetivo do governo não é criar campanhas pontuais, mas “estabelecer um trabalho contínuo de produção de conteúdo e planejamento de comunicação” para os canais digitais do Planalto, com foco nas seguintes plataformas: Pinterest, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e Kwai.

“A agência selecionada deverá propor uma estratégia criativa e eficaz de comunicação que possibilite o engajamento orgânico e a ampliação do alcance das mensagens institucionais do governo, considerando as especificidades de linguagem, formato e comportamento dos usuários em cada uma das redes sociais”, lê-se no documento.

O prazo para envio das propostas para a nova licitação começou na 3ª feira (15.jul.2025) e vai até 2 de setembro.


Fonte: Poder 360

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Para 53%, discurso que coloca ricos contra pobres “não está certo”, diz pesquisa Quaest

 


Pesquisa Quaest divulgada nesta 4ª feira (16.jul.2025) mostra que mais da metade dos brasileiros é contra “o discurso que coloca ricos contra pobres“.

O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil de 10 a 14 de julho. A margem de erro é de 2 p.p., para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Eis o cenário da pesquisa, quando os entrevistados responderam à pergunta “Com qual das opiniões você concorda mais? O discurso que coloca ricos contra pobres…”:

  • Não está certo, porque cria mais briga e polarização – 53%;
  • Está certo, porque chama atenção para os privilégios de alguns – 38%;
  • Não souberam ou não responderam – 9%.

A mesma pesquisa mostrou que 60% dos entrevistados são favoráveis a elevar a taxa do Imposto de Renda para os super-ricos.

  • A favor da elevação da taxa de IR para super-ricos – 60%
  • Contra a elevação da taxa de IR para super-ricos – 35%
  • Não souberam ou não responderam – 5%

O levantamento mostra que 75% defendem a elevação da faixa de isenção do IR.

  • A favor da elevação da faixa de isenção do IR – 75%
  • Contra a elevação da faixa de isenção do IR – 21%
  • Não souberam ou não responderam – 4%

Os entrevistados também disseram que são a favor de aumentar o imposto dos mais ricos para diminuir o dos mais pobres.

  • São favoráveis à medida – 63%
  • São contrários à medida – 33%
  • Não souberam ou não responderam – 1%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma reforma do Imposto de Renda que estabelece isenção para quem recebe até R$ 5.000 por mês. Para compensar a perda de arrecadação, a proposta cria alíquotas mínimas para quem recebe mais de R$ 50.000 por mês. Parte do Congresso resiste à medida.

A esquerda conseguiu emplacar críticas aos super-ricos logo depois da derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) pelo Congresso em 25 de junho. O aumento do IOF integra uma série de medidas do governo para aumentar a arrecadação e equilibrar o Orçamento. O Planalto aproveitou o contexto da derrota para reforçar o discurso a favor da aprovação da reforma do Imposto de Renda.

Em 2 de julho, durante evento em Salvador, Lula exibiu um cartaz da campanha “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”. A imagem foi compartilhada em suas redes sociais com a mensagem: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”.

O PT impulsionou campanhas nas redes sobre o tema, defendendo a necessidade de taxar os super-ricos. Perfis de esquerda usaram o mote “Congresso inimigo do povo”. Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, virou um dos principais alvos dos vídeos produzidos com inteligência artificial. Nas peças, o congressista é chamado de “Hugo nem se importa”.

No dia 10 de julho, movimentos sociais se uniram a partidos e congressistas de esquerda em um ato na avenida Paulista que reuniu 15.100 pessoas, segundo estimativa do Monitor do Debate Político no Meio Digital da USP (Universidade de São Paulo). A manifestação que tinha como mote “Congresso Inimigo do Povo”.

Fonte: Poder 360

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Quaest: Pela 1ª vez, maioria dos brasileiros acha que economia vai piorar

 


Pela primeira vez na série histórica da pesquisa da Quaest, iniciada em junho de 2023, Pela 1ª vez, mais brasileiros acham que economia vai piorar em vez melhorar nos próximos 12 meses. O percentual dos que têm essa perspectiva superou o de quem acredita em uma melhora no cenário econômico.

Segundo a pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, 43% dos entrevistados disseram que a expectativa é de que a economia vai piorar. Na última pesquisa, realizada em maio de 2025, 30% tinham essa opinião.

Agora, 35% dos entrevistados responderam que acreditam na melhora da economia. Esse percentual era de 45% em maio.

Outros 19% acham que a situação vai continuar como está, e 3% não souberam responder.

Veja os números

  • 43% acreditam que a economia vai piorar (era 30% na última pesquisa)
  • 35% acreditam que a economia vai melhorar (era 45% na última pesquisa)
  • 19% acreditam que a economia vai permanecer igual (era 21% na última pesquisa)
Fonte: g1
Foto: Reprodução 

Tarifaço de Trump: perfis com comportamento de ‘robôs’ turbinam reação da esquerda no X

 


Perfis de esquerda com poucos seguidores e indícios de comportamento automatizado e coordenado concentraram boa parte da mobilização crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao presidente americano Donald Trump na rede social X, após o anúncio do tarifaço a produtos brasileiros. Dados reunidos pelo GLOBO a partir da ferramenta de monitoramento Brandwatch mostram que cerca de um terço do 1,6 milhão de postagens com o mote “Bolsonaro taxou o Brasil”, feitas ao longo da última semana, partiu de um conjunto pequeno de contas com alto volume e frequência de publicações.

Do total de 149 mil contas analisadas entre 9 e 14 de julho, cerca de mil delas concentraram 31% de todo o conteúdo — alinhado ao discurso do governo de Luiz Inácio Lula da Silva — compartilhado no período (500 mil postagens). No grupo, 639 somam menos de mil seguidores cada, número consideravelmente inferior ao total de usuários que acompanham, por exemplo, influenciadores de esquerda conhecidos, como Thiago dos Reis (445 mil seguidores), ou a conta oficial do PT (1,5 milhão de seguidores).


Vinte posts por minuto

O perfil com maior volume de publicações no período, identificado como Gilson Araújo (@GilsonAraj90635), exemplifica o comportamento com indício de automação, tática associada nos últimos anos ao bolsonarismo. A conta fez 20 postagens por minuto na tarde da última sexta-feira, por volta das 14h, e tem apenas 169 seguidores no X. O perfil replicou em boa parte das publicações a hashtag “Bolsonaro taxou o Brasil”, atribuindo a responsabilidade do anúncio das tarifas de 50% sobre os produtos brasileiros ao ex-presidente.

Horas antes, o uso da mesma expressão foi incentivado por administradores de um grupo de WhatsApp que reúne influenciadores e apoiadores que compõem o chamado “Clube de Influência”, iniciativa lançada pelo PT há duas semanas para a mobilização contra o Congresso e pela campanha de “ricos contra pobres”. Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” revelou na segunda-feira que a rede criada para abastecer influenciadores conta com integrantes do Instituto Lula, da Fundação Perseu Abramo e sindicatos.

Descrita no canal de mensagens como uma “nova estratégia” e uma “onda de tags e textos para não perder a pauta e derrubar a deles (oposição)”, a orientação para o uso da expressão foi dada às 11h09 da sexta-feira. Cerca de 50 minutos depois, a frase de efeito já circulava em contas de usuários alinhados à esquerda, tendo sido replicada pelo perfil com maior volume de publicações mapeado pelo GLOBO. Na postagem, a conta afirma que o ex-mandatário teria “taxado o Brasil para chantagear o STF e ficar livre de todos os crimes que cometeu”. Repostada também por outras contas, a mesma tag apareceu uma hora depois em primeiro lugar nos “trending topics” do X, marco registrado e comemorado também no canal de mensagens do WhatsApp.

A mesma hashtag foi replicada por uma segunda conta, identificada pelo nome “@OveinhoT78336”, também com comportamento semelhante ao de um “robô”. O perfil retuitou uma postagem que juntava a frase a outras hashtags recomendadas no grupo de WhatsApp: “BolsoTaxa” e “Defenda o Brasil”, além de “Estamos com Lula”. A conta, que tem 1.270 seguidores, fez 3.335 publicações ao longo da última semana, chegando à máxima de 27 postagens por minuto.

Em meio aos retuítes, também prevaleceram compartilhamentos de lideranças políticas da esquerda, como o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), e conteúdos com a expressão “Respeita o Brasil”, divulgada na semana passada após a ameaça de tarifaço feita por Trump. O slogan foi um dos difundidos nas redes sociais pela militância petista junto da campanha “Brasil com S de Soberania”, adotada em um vídeo publicado nos perfis do governo federal.

Resposta estruturada

A mobilização coordenada, segundo o diretor da Escola de Comunicação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação Rio), Marco Aurélio Ruediger, é mais um indício de que a esquerda tem tentado “reposicionar” sua atuação nas redes nas últimas semanas, depois de dois anos reagindo a pautas levantadas pela direita:

— A resposta tem sido mais estruturada no sentido de contrabalancear a construção de narrativas que, geralmente, vem da oposição, e dessa vez conseguiu favorecer o governo pela entrada do trumpismo na discussão nacional. Hoje, quase não se fala mais sobre a questão da derrubada do IOF ou da crise do INSS.

O alcance da campanha contrária a Trump e Bolsonaro, para a professora e pesquisadora Letícia Capone, do Instituto Democracia em Xeque, favorece a percepção da população sobre o campo político, que passa a ser visto como um segmento que consegue convergir e mobilizar reações a decisões políticas:

— A partir do momento em que a esquerda e o governo passam a mobilizar hashtags e publicações, isso pode sugerir para a população que eles estão mais alinhados com o que está circulando na esfera pública.


Fonte: O Globo

Foto: ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP

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