terça-feira, 2 de abril de 2019

Gráfica do Enem pede falência e Inep avalia 'alternativas seguras'


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (2) que avalia "alternativas seguras" para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. 

Isso porque a gráfica RR Donnelley, responsável pela impressão das provas desde 2009 e que também iria imprimir a edição deste ano, entrou com pedido de falência.

Em nota, o Inep informou que "existem alternativas seguras sendo avaliadas" para a impressão das provas. Uma alternativa, em casos emergenciais, é o Inep conseguir uma dispensa de licitação para contratar uma gráfica e garantir a impressão segura das provas a tempo da aplicação do Enem 2019. Há também a possibilidade de chamar as outras gráficas aptas que participaram da última licitação. No entanto, o instituto não detalhou que mecanismo deverá usar para fazer nova contratação.

Apesar disso, o cronograma do exame está mantido. A Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência está marcada para o período de 1 a 10 de abril. As inscrições de 6 a 17 de maio e as provas ocorrerão nos dias 3 e 10 de novembro.